O que sustenta um time na 1ª divisão?

04-11-2010 18:47

Por Pâmela Lorentz*
(7º período - jornalismo UNI-BH)
pamylorentz@gmail.com


O Atlético Mineiro está mais uma vez em crise. Nem um dos melhores técnicos do Brasil conseguiu segurar o Galo no início da tabela do Campeonato Brasileiro. Até a rodada passada, o Presidente do time Alexandre Kalil brigava contra a torcida falando que “Vanderlei Luxemburgo fica!”. O Técnico também afirmava “não vou deixar o Atlético cair e não vou largar o time.” É, foi triste, mas a torcida não aguentava mais perder. O fim de Vanderlei no Atlético foi no jogo contra o Fluminense que bateu de 5 a 1 nos atléticanos. Vanderlei foi mandado embora e saiu chorando, afinal, a vergonha de deixar um dos times mais famosos do Brasil no final da tabela nunca havia acontecido.

Este é apenas um exemplo de um grande time que passa pelo sofrimento de colocar todas as esperanças em um técnico e ficar bem longe das quatro primeiras posições da tabela. O Palmeiras é outro exemplo, não tão triste como o do Atlético, mas pouco satisfeito com sua posição no campeonato. O técnico do time nada mais é que o penta campeão Filipão, e eles estão em 8º lugar na tabela. Não é tão ruim quanto o Galo, mas para quem tem um penta campeão no comando esperava-se mais.

O que está acontecendo com os nossos treinadores? Esta é a pergunta que faço sempre que vejo um grande time passar uma vergonha dentro de campo. Mas existem outras questões ainda sem respostas. Afinal, se é o técnico quem faz um time vencer campeonato, o que aconteceu com Luxemburgo, técnico famoso quando chegou para comandar o Atlético e foi a esperança da massa? E o que está acontecendo com o Palmeiras?

Acredito que a valorização dada aos técnicos tenha subido a cabeça de todos eles. Hoje, nem os técnicos, nem os jogadores se importam se o time esta na primeira ou na segunda divisão, principalmente para um técnico consagrado. O valore de vestir a camisa do time já não existe mais para ninguém. Defendo a ideia de que é preciso deixar cair um pouco a bola, principalmente dos técnicos, para que eles entendam que  o que faz um time ganhar não são somente táticas, mas uma equipe bem formada, unida e respeitada pela torcida.

Procurar no site

Tags