Nova Modalidade de realizar entrevistas jornalísticas

27-04-2012 19:38

Por: Katrine Reis Lucélia Cristina

 

Há muitas dificuldades encontradas para a realização do trabalho de um jornalista, desde os primórdios da atividade em seu cotidiano implica em uma serie de procedimentos para o levantamento das informações. O planejamento de uma apuração jornalistica inclui em elaborar uma pauta, pré-produção, produção e pós-produção. Antes para se realizar uma entrevista era preciso dispor de tempo e disponibilidade tanto para o jornalista quanto para as fontes. Tais fatores eram tidos como obstáculos para a realização da atividade. E este processo requer uma produção acelerada, pois há tempo, hora e data marcada para a entrega de todo o material.

 

Certamente, falar de jornalismo no século XXI é falar de um novo jornalismo, e isto abrange formas, meios, maneiras, processos e procedimentos mais avançados que de tempos passados. Um dos pontos tratados aqui é o advento do modo de se fazer entrevistas através da web. Este é um recurso e um plataforma que abrange e até facilita otimizando o trabalho do jornalista.

 

Com o avanço da tecnologia e com as inovações das redes sociais, o jornalismo se tornou uma atividade mais prática e interativa. Com a ascensão da internet os jornalistas foram lançados as redes sociais, e se faz importante que estes profissionais interajam e compreendam o funcionamento das mesmas principalmente para se manterem no mercado de trabalho. Desde o seu início as redes sociais influenciaram todas as áreas da comunicação, sobretudo o jornalismo.

 

Um dos pontos positivos no desenvolvimento do trabalho jornalístico depois da inserção da internet é a busca pela fonte e o modo de realização das entrevistas. Os ciberespaços promovem recursos de buscas, interação, pesquisas, enfim, é tanto que hoje é comum jornalistas utilizarem as ferramentas como fontes para obter informações, assim o modo mais antigo e tradicional, que era recorrer às assessorias de imprensas, hoje é bem menos utilizado.

 

Para facilitar às atividades de uma redação as pessoas e ou personagens também se tornaram adeptas as redes sociais facilmente o que faz com que as trocas de informações aconteçam de forma mais rápida. A cada dia as redes sociais estão consolidando como importantes ferramentas para se fazer jornalismo dentro e fora das redações.

 

Mas a internet como auxílio nas atividades jornalísticas, principalmente na realização de entrevistas com as fontes divide opiniões. Existem profissionais que resistem a este novo recurso de trabalho, pois consideram que este contato com a fonte se torne superficial, pois impossibilita aprofundar na coleta das informações. Para esses a entrevista que se dá de forma física possui mais credibilidade, por poder estar frente a frente com o entrevistado, o que facilita a percepção quanto à veracidade das informações.

 

Hoje o fato de se realizar entrevistas via redes sociais se dá não só pela interação rápida e de fácil acesso, mas também pela visibilidade e rapidez com que chega aos internautas. Uma entrevista pelos ciberespaços atribui reconhecimento da fonte e do jornalista totalmente contrária em relação aos outros modos de publicações.

 

A interação que estes meios proporcionam entre as pessoas que não são da área do jornalismo é a mesma que ocorre em várias atividades jornalísticas. Mesmo a entrevista sendo feita através da internet também exige que o profissional realize alguns processos feitos em entrevistas face a face. É preciso uma pesquisa prévia sobre as especialidades da fonte e toda uma apuração para a elaboração das perguntas. São as diversas formas de realização de entrevistas jornalísticas, seja pelo contato pessoal, por telefone e o mais recente método via redes sociais que está sendo utilizada por vários profissionais pelos inúmeros benefícios.

 

Saiba Mais:

Jornalismo nas Américas

Mídias Sociais

Entrevista pela Internet

 

Procurar no site

Tags