
Nova alça tumultua o trânsito no Complexo da Lagoinha
Por Carolina Fonseca e Renata Machado
O viaduto Hansen Araújo, conhecido como viaduto A, ganhou uma alça exclusiva para ônibus, mas o novo acesso tem confundido os motoristas que passam pelo local.
No último dia 04 de abril, foi inaugurada a nova alça do Viaduto Hansen Araújo, conhecido como Viaduto A. O objetivo da obra, que faz parte da complementação das obras de Duplicação da Avenida Antônio Carlos, é desafogar o trânsito no sentido Centro-Bairro no Complexo da Lagoinha. No entanto, a primeira semana foi de muito transtorno para motoristas e pedestres.
Com a conclusão da alça a busway (pista exclusiva para ônibus) foi liberada nos dois sentidos, o que modificou vários pontos de embarque e desembarque de ônibus do local. Segundo Gilvan Marsal, assessor de imprensa da BHtrans a empresa é responsável pela sinalização do local e já disponibilizou faixas e agentes para tirar as dúvidas de motoristas e pedestres. “A expectativa é que com a pista exclusiva para ônibus o trânsito fique melhor, já que antes o tráfego era misturado, ônibus em meio aos carros, o que complicava o fluxo dos veículos”, destacou.
No entanto, a principal queixa dos motoristas tem sido a sinalização. Segundo o Analista de Sistemas Robson Fonseca, as faixas indicando as mudanças no acesso ao viaduto deveriam estar disponíveis já na entrada da Rua Curitiba, pois àqueles que não têm conhecimento da mudança tendem a seguir o caminho rotineiro pela Avenida Oiapoque. “Quem não tem costume de passar pela região, com certeza se confunde, sinalização nunca é demais, principalmente quando é algo novo”, disse. Com o novo acesso, os ônibus utilizarão a Avenida Oiapoque para seguir em direção à busway, já os veículos leves, caminhões e ônibus vindos da Avenida Pedro II, Rua Itapecerica e Avenida Nossa Senhora do Carmo devem utilizar o acesso via Rua 21 de Abril (próximo a Rua dos Guaicurus).
Imagem: Google Street View
Ambos os acessos ao Viaduto Hansen Araújo são realizados em vias perpendiculares à Rua Curitiba
Segundo a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas - Setop, a nova alça possui 352,69 metros de extensão por 9 metros de largura e recebeu um investimento total de R$23,5 milhões. Ainda segundo a Assessoria de Comunicação da Setop as dificuldades de motoristas e pedestres nesses primeiros dias são consideradas normais e até esperadas, a expectativa é que na semana que vem os usuários já estejam totalmente adaptados com a nova circulação.
Visualizar Acesso Viaduto Hansen Araújo em um mapa maior
Saiba Mais:
Detalhes do Novo viaduto na Avenida Antônio Carlos
Duplicação da avenida Antônio Carlos tem aprovação da população
Segunda etapa de duplicação da Antônio Carlos
Leia Também: