
Narradores de Javé em memórias
Narradores de Javé em sua impotância em reforçar a história do nordestino em seu País.
Por Jane Fernandes
Narradores de Javé, um filme brasileiro de 2003, do gênero drama, dirigido por Eliane Caffé, conta a história dos moradores do vilarejo do Vale de Javé e o temor destes: uma represa que precisa ser construída e com isso a cidade de Javé será alagada. E para impedir tal fato, a única chance que eles têm é a de provar que a cidade possui um valor histórico a ser preservado.
Narradores da Javé transportará sua audiência para um povoado pobre do interior do sertão baiano, fadado ao total esquecimento pela perda de sua memória, precipitada pelo alagamento em decorrência da formação de um grande lago artificial que alimentará uma nova usina hidroelétrica. Para fugir desta hecatombe local, na undécima hora, seus moradores tentam resgatar a importância de seu povoado, calcada no registro escrito dos "grandes" e inesquecíveis acontecimentos dos fundadores do povoado. A trama do filme se baseia na importância da memória escrita, realçando-se a fragilidade da oralidade, da impermanência dos fatos que não foram gravados em livros, fotografias e registros escritos de relatórios de seus fundadores.
Com atores talentosos e consagrados da cinemateca nacional, Narradores de Javé retratam, com argumentação coloquial e a característica nordestina da fé religiosa inquebrantável, a vinda de um dilúvio previsível pela mão do homem. Como um Noé aos moldes nordestinos, Antônio Biá, eleito pelo povo de uma Sodoma sem memória, tenta inventariar os fatos heroicos e históricos que possam justificar uma suspensão do dilúvio do progresso. Com a possibilidade da própria extinção, os moradores do Vale do Javé sentem na pele a necessidade de se possuir por escrito suas memórias.
OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST:
CURIOSIDADES:
- Recebeu financiamento do Hubert Bals Fund, fundo ligado ao Festival de Roterdã, para o desenvolvimento do roteiro do filme;
-Foi rodado entre junho e setembro de 2001 em Gameleira da Lapa, cidade do interior da Bahia;
-Teve sua première mundial no Tiger Competition do Festival Internacional de Cinema de Roterdã.
-Ganhou 2 prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas seguintes categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Gero Camilo) e Melhor Roteiro Original. Recebeu ainda outras 9 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (José Dumont), Melhor Ator Coadjuvante (Nélson Xavier), Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição e Melhor Fotografia.
FICHA TÉCNICA:
Título original: Narradores de Javé
Gênero: Comédia
Duração: 100 min.
Lançamento (Brasil): 2003
Distribuição: Lumière e Riofilme
Direção: Eliane Caffé
Roteiro: Luiz Alberto de Abreu e Eliane Caffé
Produção: Vânia Catani e Bananeira Filmes
Co-Produção: Gullane Filmes e Laterit Productions
Música: DJ Dolores e Orquestra Santa Massa
Som: Romeu Quinto
Fotografia: Hugo Kovensky
Direção de arte: Carla Caffé
Figurinista: Cris Camargo
Letreiros: Carla Caffé e Rafael Terpins
Edição: Daniel Rezende
SAIBA MAIS:
- Resenha sobre o filme Narradores de javé
LEIA TAMBÉM:
- artigos e críticas do filme
-criticas, filme,ficha
-resenha com críticas do filme