Nada de varrer o passado

25-05-2011 20:37

Desde os 15 anos trabalhando na SLU, funcionário conta seu caminho das ruas para a coordenação de uma equipe de quase 300 agentes da limpeza urbana

 

Por André Martins, Érica Fernandes, Kátia Brito e Lucas Alvarenga - JRM7B

 

Privilegiado pela vida, que mais uma vez dá provas de que não há acaso sem competência e sorte sem persistência, Mauro da Silva Satter recebe nossa repórter Érica Fernandes. Simpático e vencedor, ele não faz cerimônia. Trata logo de contar passo a passo de sua trajetória de gari à gerente frente à Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU-BH).

 

Sem varrer da memória as lembranças dos tempos em que a enxada lhe forçava a coluna e que a vassoura era quase sua cúmplice, este jovem senhor revela: está há 29 anos na empresa. Uma surpresa até para ele, que começou sem grandes perspectivas e hoje comanda “a tropa da limpeza urbana” na capital mineira. Responsabilidade que segurou com a mesma destreza dos anos de gari.

 

Animado com a reportagem, Mauro retorna às ruas para fazer aquilo que aprendera durante anos: capinar, varrer, recolher o lixo e correr atrás do caminhão-caçamba. Com o uniforme da SLU, ele refez seu dia-a-dia de décadas passadas. De volta ao escritório, nosso personagem mostra o porquê ganhou a confiança de chefes e subordinados nestes anos todos.

 

Com um gravador, uma câmera digital emprestada e disposição para tirar a limpo esta história de superação, nossa reportagem seguiu Mauro durante uma tarde quase completa. O resultado desta narrativa é um fato jornalístico cada vez mais incomum nas páginas de jornal, noticiários televisivos ou radiofônicos.

 

Com sensibilidade, nossa repórter remontou quase três décadas de história, que segue abaixo em áudio e vídeo. Por isso, aprecie com atenção.

 

 

- Créditos:

Reportagem: Érica Fernandes

Edição: André Martins e Kátia Brito

Texto: Lucas Alvarenga

Tópico: Nada de varrer o passado

Data: 26-05-2011

De: Fabiano Santana

Assunto: Avaliação

Gente ficou muito legal.. exemplo de vida e de profissionalismo.. o texto ficou top.. parabéns.. nota 10.

Data: 26-05-2011

De: Michelle Lessa

Assunto: Avaliação

Gente, linda história! Serve de exemplo para muitas pessoas! Ficou excelente! Nota 10!

Data: 26-05-2011

De: Thaís Casagrande

Assunto: Avaliação

Gente que história belissima! Amei... Estão super de parabéns.. as imagens ficaram excelentes!
Nota: 10

Data: 26-05-2011

De: Bárbara Peixoto

Assunto: Avaliação

Gente, que legal esse tema!

O slideshow ficou ótimo e o texto complementou com informações necessárias! Parabéns!

Nota: 10

Data: 26-05-2011

De: Tomaz Amâncio

Assunto: Avaliação

Muito interessante a história do Mauro, as fotos também estão muito bem colocadas e o áudio também dá o enredo para o conjunto. Parabéns pelo bom trabalho que valoriza o trabalho da SLU-BH!
Nota 9.5

Procurar no site

Tags