
Música eterna
'I put a spell on you' é considerada uma das 500 melhores músicas de todos os tempos
Por Samantha Magalhães
Algumas músicas se tornam clássicas, sendo regravada várias vezes por músicos de diversos estilos. Um exemplo é a eterna música ‘I put a spell on you’, escrita pelo ator e músico Jay Hawkins Screamin em 1956. A música é considerada pela revista Rolling Stone’s uma das 500 melhores músicas de todos os tempos, ocupando o 313° no ranking. As versões mais famosas são a de Nina Simone, Joe Cocker, Ray Charles e Creedence Clearwater Revival. A música também emplacou com o filme Abracadabra (Hocus Pocus), em 1993.
Hawkins tinha a pretensão de fazer da letra um blues, entretanto, segundo ele, o produtor teria chegado com costelas, frangos e bebidas, deixando todo mundo bêbado, levando Hawkins cantar a música no estilo rock. Este fato mudou a vida dele completamente, pois viu que sua voz se adaptava bem ao rock n’ roll, dando novo rumo a sua carreira.
Hawkins também foi pioneiro dos shock rock perfomance com apresentações revestidas de elementos macabros, sendo copiado depois por Alice Cooper e Ozzy Osbourne. James Brown e Frank Sinatra usaram o arranjo em suas versões ‘It’s a Man’s Man’s Man’s World’ e ‘The World We Knew’, respectivamente. Em 2010, ‘I put a spell on you’ foi regravada em prol das vítimas do terremoto que atingiu o Haiti, com o ator Johnny Depp na guitarra. Este ano, a música foi cantada pelo participante do American Idol, Casey Abrams.
Acompanhe as principais regravações na linha do tempo.