Muitos números. Poucas palavras.

09-05-2012 16:52

Por Diego Costa e Mikaela Salachenski

 

Baixo indice de leitura dos brasileiros não condiz com o crescimento de vendas de livros no país.

 

O baixo índice de leitura do brasileiro novamente foi evidenciado em mais uma pesquisa. Desta vez, um levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) apontou que a população brasileira caiu nos últimos quatro anos. De acordo com os dados da pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) Inteligência, o número de leitores no País caiu de 55%  em 2007 para 50% em 2011. Os dados levam em consideração as pessoas que leram pelo menos um livro nos três meses que antecederam a pesquisa.

 

A redução da leitura também foi registrada entre as crianças e adolescentes que, teoricamente, teriam que ler mais por causa da escola. Em 2011, as crianças entre cinco a dez anos leram cerca de 5,4 livros contra 6,9 registrado em 2007. Já os pré-adolescentes, com idade entre 11 a 13 anos, liam 8,5 livros cairam para 6,9.

 

Apesar de cerca de quase 70% dos entrevistados afirmarem que conhecem uma biblioteca pública na cidade onde moram, 33% afirmaram que não tem estimulo para utilizar o espaço. Porém, a existência de livros novos nos locais foi o segundo melhor fator colocado e teve 20% das respostas no quisito que diz respeito ao que é atrativo na bibliotecas.

 

O que chama atenção é que os resultados da pesquisa contradizem o crescimento registrado nas vendas de livros no país. Um estudo divulgado no ano passado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE/USP) mostrou que cresceu o número de obras adquiridas pelos brasileiros. O número de exemplares vendidos aumentou cerca de 13% em 2010, ano de realização da pesquisa. Consequentemente, houve elevação no faturamento das editoras no país.

 

Tantos números, dados e estatísticas que só alimentam a discussão em torno da qualidade do sistema educacional do país. A elevação das vendas, em comparação a queda do número de leitores no Brasil pode significar compras compulsivas de livros. O brasileiro pode estar mais preocupado em seguir uma tendência, em tentar ler o que está na moda, do que propriamente usar as obras como mais uma importante fonte de conhecimento.

 

Veja no mapa algumas livrarias populares do Centro de Belo Horizonte


Visualizar Livrarias em Belo Horizonte em um mapa maior

 

 

 

 

SAIBA MAIS

Veja os dados completos da pesquisa Retrato da Leitura no Brasil

Lya Luft Fala em Veja sobre o hábito da leitura na infância

Estudo aponta que brasileiros têm comprado mais livros

 

 

Procurar no site

Tags