
Mídias Socias: a bola da vez
Por Daniel Castro
As mídias sociais oferecem aos internautas um fácil acesso à informação além da oportunidade de ser consumida, manipulada da forma que cada um quiser. Quem não possui um Blog? Uma conta no facebook, no Orkut? Hoje raramente conhecemos pessoas que não estão de alguma forma ligadas à rede. Milhares de pessoas estão “on-line” 24 horas por dia em busca de novidades, idéias, compartilhando experiências e perspectivas, utilizando as mídias sociais como fonte.
Com esse tipo de tecnologia em alta no mercado, as grandes empresas de comunicação começaram sua adaptação a essas novas mídias. A todo momento empresas de grande porte estão contratando profissionais dessa “nova mídia” que são especializados em buscar alternativas e caminhos que levem essa empresa ao êxito.
Já é possível, há algum tempo, monitorar e analisar, com base na avalanche de conteúdo já construído a partir das Mídias Sociais, o que os consumidores estão falando, pensando e postando sobre a sua marca em meios como blogs, fóruns e comunidades virtuais. Promover a partir disso, análises qualitativas e quantitativas de dados para, por exemplos, entender o impacto de um lançamento de produto ou campanhas de marketing, identificar e gerenciar crises e a saúde de marcas, sugerir oportunidades para o negócio por meio da identificação de insights da categoria.
As mídias Sociais servem como uma corrente de ideais e idéias, onde todos expressam seus próprios artigos, matérias, produzem seus vídeos e os jogam na rede permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante do mundo
Essas novas maneiras das pessoas desempenharem seus papéis como formadores de opinião estão provocando mudanças significativas no papel dos jornalistas. Um simples telefone celular serve como instrumento de reportagem, qualquer cidadão com poucos recursos, de posse de um bom aparelho celular capta imagens de fatos ocorridos ao seu redor, narra esses fatos e o publica na rede. Pronto! Em minutos há mais uma matéria “jornalística” na rede. O chamado “jornalismo cidadão.” Não podemos encarar todos esses fatos como verdadeiras fontes jornalísticas, o jornalismo verdadeiro segue algumas características importantes, como fontes oficiais do governo, etc.
Assim como as grandes empresas, os jornais, revistas, etc. estão investindo nas mídias sociais. Esses grandes empresários já encaram as mídias sociais como uma nova fonte de lucros para a empresa, através delas as empresas tem a possibilidade de receber opiniões dos clientes, discutir idéias e estratégias de vendas, enfim, observar atentamente a atuação dos seus produtos no mercado instantaneamente.
Nas redações dos jornais, a forma e o ritmo de trabalho mudou, as informações e oportunidades chegam de uma forma mais dinâmica, um excelente motivo para atingir novos públicos. Para os jornalistas é uma ótima jogada, pois passam a explorar uma nova área de atuação que antes da publicação das matérias havia atividades dos jornalistas e após a publicação só havia movimentação dos usuários. Essas mudanças são observadas a partir da postura dos consumidores de informação que também passaram, após o avanço das interatividades da web, a participar mais diretamente na apuração e na produção das matérias jornalísticas. Podemos observar claramente que a tendência para a pós-publicação dos trabalhos jornalísticos é aumentar as atividades dos jornalistas, uma vez que com todas essas novas tecnologias, o público de leitores caminha lado a lado.