Mídias Sociais X Jornalismo

24-03-2011 20:58

Por Gabriela Araújo

 

As mídias sociais têm se tornado uma grande febre mundial, que atinge não somente aos jovens, mas toda a população, principalmente os profissionais da comunicação, por serem um meio eletrônico que faz a interação entre as pessoas e um meio de propagar as informações desejadas.

Essas ferramentas sociais possibilitam a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, podendo ser textos, imagens, sons ou vídeos, sendo um intercâmbio social da troca de experiências.

Segundo um Blog, especializado em comunicação, este artifício eletrônico não é novidade para os comunicólogos, melhor dizendo para os jornalistas, ela nada mais é do que a mutação de várias ferramentas que evoluíram. Eles ainda completam que é a liberdade de comunicação interativa, combinada à facilidade de sua utilização e participação, que formam a base para serem classificadas como a mais poderosa forma de mídia já criada.

As redes sociais trazem duas vias no mundo jornalístico, o positivo que facilita os profissionais de se comunicarem com o mundo, adquirindo e transmitindo suas informações, não importando o local que você esteja, sempre haverá comunicação. E o seu lado negativo, justamente por causa de sua facilidade, qualquer um pode publicar qualquer coisa, ficando um pouco banalizado está questão. Poderia muito bem um médico postar em seu blog sobre determinada doença, ou mesmo um economista publicar uma enorme citação sobre o atual momento econômico do país. E aí? Duas matérias que poderiam ser publicadas por um jornalista, mas a facilidade e interatividade ganharam os pontos que um profissional da comunicação poderia ter ganho. Será de fato que elas se tornaram as vilãs da história, ou seria apenas uma pequena concorrência que acaba de surgir? De fato está questão não quer calar e está martelando em minha mente. Poderia ser um exagero, ou não, elas estão dificultando a vida dos jornalistas. O fato é que o velho jornalismo acabou, aquele em que somente o profissional da comunicação poderia “emitir” a informação. A internet junto com as mídias sociais mudaram o mundo e as nossas vidas.

Está certo que a credibilidade do conteúdo será fator fundamental, o individuo deverá saber seguir as premissas do bom jornalismo, conservando a apuração do que deverá ser publicado. Caso está linha não seja seguida, perderá a confiança de seus leitores, perdendo a confiabilidade de seus conteúdos. E querendo ou não, quem não tiver competência para o exercício, não conseguirá audiência, perdendo a relevância e interesse das pessoas.

 

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