
Mídias Sociais e suas inovações
Por Renato Gonçalves
Desde que passamos a dominar a tecnologia o mundo nunca mais foi o mesmo
As mídias sociais já são realidade nos dias de hoje, podemos identificar vários meios de se comunicar sem precisar fazer muito esforço. Com o advento da tecnologia, chegamos a um ponto em que cada um pode obter sua própria forma de transmitir notícias. Não é difícil encontrar blogs e sites feitos por pessoas comuns e que na maioria das vezes apresentam conteúdo jornalístico.
Com o passar dos anos e com o avanço cada vez mais acelerado e assustador dos meios de comunicação em massa, podemos concluir que em muitos casos há um grande número de indivíduos que usam destes meios para tirar sustento e divulgar trabalhos. A mídia e suas ferramentas possuem um poder incrível de aproximar as pessoas e propagar os fatos de uma forma muito veloz.
Dentro de todo esse “universo” digital, cada um pode criar e falar o que bem entender. Em alguns casos existem grupos que usam estas ferramentas para fazer mal e denegrir a imagem do próximo. Como é um meio em que todos podem ter livre acesso, infelizmente existem seres inescrupulosos e sem um pingo de caráter que também possuem acesso a este vasto mundo das mídias sociais. Por outro lado, uma grande maioria aproveita para transmitir conhecimento e informações que são úeis a todos nós. Este sim é sem dúvida o modo correto de usufruir dos meios de comunicações, de forma decente e correta sem ferir e prejudicar ninguém.
Qualquer pessoa bem instruída pode muito bem ter acesso e montar seu próprio meio de se comunicar com pessoas de várias partes do planeta, também podemos encontrar assuntos que sejam de variados tipos, sites sobre música, arte, culinária, história do mundo, filmes, sexo e por aí vai. Os próprios meios de comunicação já existentes, também possuem sites em que podemos encontrar todos estes assuntos citados acima. É muito raro encontrar pessoas que não possuem computador, celular, acesso à internet e algum site de relacionamento.
O mundo não é mais tão vasto como na época das grandes navegações, onde navegadores como Vasco da Gama, Cristovão Colombo e tantos outros famosos se lançaram no oceano e permaneciam nele durante meses a procura de novas terras. O que há anos era uma viagem longa, hoje é uma viagem com pouquíssimas frações de segundo, basta um clique e já podemos ir à Europa, Ásia ou qualquer outro continente sem nem mesmo sair de casa.
Já vivemos na era dos Jetsons há muito tempo, a única coisa que realmente ainda não foi possível é ver os veículos cruzando o céu. Celulares e computadores nos permitem conversar ao vivo com qualquer pessoa em qualquer parte do globo, desde a Amazônia, até o Saara e chegando às gélidas terras da Sibéria. Não existem fronteiras para a tecnologia e as mídias digitais criadas a partir de então, somos um pequeno grão de areia dentro deste grande sistema tecnológico.