Mídias sociais como fontes de informação

21-03-2011 20:15

 Por Ariane Archanjo

Empresas aderem ao uso de mídias sociais para sobreviver

 

Conhecida como “terra de ninguém”, a internet é definida como um aglomerado de redes que envolve diversos usuários ao redor do mundo que expressam suas idéias e sentimentos a respeito de alguma coisa ou alguém. Ágil e diversificada são algumas de suas características mais comuns, a Internet é um meio de comunicação que oferece um vasto conteúdo em tempo real.

 

Milhares de pessoas a utilizam todos os dias com intenções diversificadas: postar fotos, vídeos, entrar em chats, etc. De fato, deve-se ressaltar que esta é uma arma poderosíssima e muitas pessoas podem fazer o uso dela. As mídias sociais são um grande exemplo de como os fatos podem ser noticiados com rapidez, Twitter, Orkut, e Facebook se tornaram meios em que as pessoas chegam a postar mais informações sobre acontecimentos do cotidiano do que informações pessoais.

 

Estar conectado aos fatos mais importantes que acontecem no mundo é uma necessidade humana tão grande que computadores, câmeras digitais, celulares podem ser encontrados nas mochilas de diversas pessoas, por exemplo. Essas pessoas têm em mente que a qualquer momento algo inédito pode acontecer e elas querem ter o crédito daquilo que poderão registrar.

 

Um claro exemplo do uso destas mídias é o Tsunami no Japão, acontecimento muito comentado através de alguns cliques por usuários do Twitter e Facebook. Câmeras digitais e celulares registravam a todo o momento cada acontecimento e logo enviavam às redações do mundo inteiro que por sua vez, apresentavam um vasto material sobre o assunto. Conta-se também com a ajuda da internet como ferramenta de busca de desaparecidos e para a comunicação de sobreviventes com seus familiares.

 

Desta forma, o que antes era praticado apenas pelos jornalistas, hoje é feito por qualquer pessoa que estiver no momento certo, com um equipamento certo. Deve-se reconhecer também que as inovações não são apenas tecnológicas, e as mudanças acontecem constantemente no meio jornalístico. A evolução torna-se cada vez mais necessária e sobrevivem aqueles que se aliam ao novo. Por isso, as mídias sociais estão sendo utilizadas em grande escala por estes profissionais, pois através delas diversas informações são transmitidas com exclusividade para usuários do mundo inteiro. As mídias sociais se tornam um quesito fundamental para a apuração da informação jornalística.

 

Além disso, é notável a preocupação das empresas com a questão de qualquer um poder noticiar um fato ilustre antes delas mesmo. Sendo assim, se estas não podem competir com suas maiores inimigas (mídias sociais), se juntam a elas com o intuito da garantia de um trabalho e uma posição melhor frente as suas competidoras.

 

Um fato que soma pontos positivos para as empresas jornalísticas é a forma como elas tratam seus usuários, o que elas fazem para ganharem cada dia mais a credibilidade de um leitor, por exemplo? A interatividade é uma forte aliada neste caso, diversas empresas abrem espaço para que seus leitores participem ativamente de suas programações diárias. Os cidadãos têm o direito de elogiar, reclamar, sugerir, enviar vídeos, fotos ou até mesmo participar ao vivo de programas.

 

Nota-se que a aliança entre jornalismo e mídia social está cada vez mais forte, um depende do outro. As mídias sociais têm se tornado fontes de informação, mas ainda é dever do jornalista apurar o material que possui nas mãos. Afinal, os leitores desejam informações de qualidade, exigem seriedade e competência no que se diz respeito ao trabalho destes profissionais.

 

Dê sua opinião

Data: 24-03-2011

De: Maria Luiza Mattar

Assunto: Mídias sociais e jornalismo

O texto descreve bem a relação entre mídias sociais e a função do jornalista. A qualquer momento a gente encontra pessoas utilizando computador, câmera digital ou até mesmo um pequeno celular que cabe na palma da mão. Estes objetos são capazes de nos informar sobre o que está acontecendo ao redor do mundo. De fato, algumas funções que antes eram apenas de jornalistas, hoje são feitas por quem quiser: basta saber sobre um fato novo e postar.
E é importante ressaltar que, como está escrito no artigo, as pessoas precisam se adequar à essas novidades, se não correm o risco de serem "eliminadas" do mundo real. É o caso dos jornalistas, que inclusive arranjaram uma boa maneira de sobreviverem, usando as mídias sociais a seu favor. Mas vamos esperar para ver se essa amizade vai dar certo ou não.

Pergunta para Ariane: Apesar de haver certa aliança entre mídia social e jornalismo, você acredita que essa grande quantidade de informação nas redes sociais pode fazer com que um repórter perca a sua credibilidade em algum momento? (Ele, por exemplo, pode ler uma notícia publicada por um internauta e publicar no jornal, sem nem mesmo verificar a credibilidade)?

Data: 25-03-2011

De: Ariane Archanjo

Assunto: Re:Mídias sociais e jornalismo

Maria Luiza, acredito que na 'explosão' de um grande acontecimento isso possa ocorrer justamente devido a guerra que as empresas de comunicação travam nos dias de hoje em busca de audiência. Não é difícil ver atualmente comentários negativos sobre vários veículos de comunicação que deixam a desejar quanto ao conteúdo publicado.Penso que esta atitude nada honesta está aliada a espetacularização e ao sensacionalismo na maioria das vezes, pois a notícias são dadas de uma forma tão intensa que você chega a questionar aquilo que lhe foi apresentado. De fato, acredito que o verdadeiro jornalista é aquele que procura apurar a informação que julga necessária ser apresentada ao leitor.

Data: 24-03-2011

De: Lorena

Assunto: Mídias Sociais

Ariane,

Por favor, reveja alguns conceitos apontados em vermelho no seu texto. Também insira um bigode em negrito, abaixo do seu nome.

Minha questão: dê exemplos concretos dos usos das redes sociais de forma positiva e negativa pela imprensa mineira.

Data: 25-03-2011

De: Ariane Archanjo

Assunto: Re:Mídias Sociais

Estar atualizado não significa fazer corretamente o uso de algumas ferramentas que a internet nos oferece, o uso das redes sociais deve ser feito de forma cautelosa tanto para os jornalistas como para as pessoas comuns, um erro, por exemplo, pode representar uma repercurssão negativa prejudicando a imagem da emissora/pessoa.
Um exemplo positivo, é quando um programa utiliza uma rede como o Twitter para noticiar alguma matéria que irá ao ar, isso deixa os telespectadores informados sobre o conteúdo que será apresentado no jornal. Já um exemplo negativo, é uma empresa de jornais utilizar mídias sociais para informar sobre assuntos graves de forma sensacionalista através de palavras que chocam os leitores.

Procurar no site

Tags