
Mídias sociais como fontes de informação
Por Ariane Archanjo
Empresas aderem ao uso de mídias sociais para sobreviver
Conhecida como “terra de ninguém”, a internet é definida como um aglomerado de redes que envolve diversos usuários ao redor do mundo que expressam suas idéias e sentimentos a respeito de alguma coisa ou alguém. Ágil e diversificada são algumas de suas características mais comuns, a Internet é um meio de comunicação que oferece um vasto conteúdo em tempo real.
Milhares de pessoas a utilizam todos os dias com intenções diversificadas: postar fotos, vídeos, entrar em chats, etc. De fato, deve-se ressaltar que esta é uma arma poderosíssima e muitas pessoas podem fazer o uso dela. As mídias sociais são um grande exemplo de como os fatos podem ser noticiados com rapidez, Twitter, Orkut, e Facebook se tornaram meios em que as pessoas chegam a postar mais informações sobre acontecimentos do cotidiano do que informações pessoais.
Estar conectado aos fatos mais importantes que acontecem no mundo é uma necessidade humana tão grande que computadores, câmeras digitais, celulares podem ser encontrados nas mochilas de diversas pessoas, por exemplo. Essas pessoas têm em mente que a qualquer momento algo inédito pode acontecer e elas querem ter o crédito daquilo que poderão registrar.
Um claro exemplo do uso destas mídias é o Tsunami no Japão, acontecimento muito comentado através de alguns cliques por usuários do Twitter e Facebook. Câmeras digitais e celulares registravam a todo o momento cada acontecimento e logo enviavam às redações do mundo inteiro que por sua vez, apresentavam um vasto material sobre o assunto. Conta-se também com a ajuda da internet como ferramenta de busca de desaparecidos e para a comunicação de sobreviventes com seus familiares.
Desta forma, o que antes era praticado apenas pelos jornalistas, hoje é feito por qualquer pessoa que estiver no momento certo, com um equipamento certo. Deve-se reconhecer também que as inovações não são apenas tecnológicas, e as mudanças acontecem constantemente no meio jornalístico. A evolução torna-se cada vez mais necessária e sobrevivem aqueles que se aliam ao novo. Por isso, as mídias sociais estão sendo utilizadas em grande escala por estes profissionais, pois através delas diversas informações são transmitidas com exclusividade para usuários do mundo inteiro. As mídias sociais se tornam um quesito fundamental para a apuração da informação jornalística.
Além disso, é notável a preocupação das empresas com a questão de qualquer um poder noticiar um fato ilustre antes delas mesmo. Sendo assim, se estas não podem competir com suas maiores inimigas (mídias sociais), se juntam a elas com o intuito da garantia de um trabalho e uma posição melhor frente as suas competidoras.
Um fato que soma pontos positivos para as empresas jornalísticas é a forma como elas tratam seus usuários, o que elas fazem para ganharem cada dia mais a credibilidade de um leitor, por exemplo? A interatividade é uma forte aliada neste caso, diversas empresas abrem espaço para que seus leitores participem ativamente de suas programações diárias. Os cidadãos têm o direito de elogiar, reclamar, sugerir, enviar vídeos, fotos ou até mesmo participar ao vivo de programas.
Nota-se que a aliança entre jornalismo e mídia social está cada vez mais forte, um depende do outro. As mídias sociais têm se tornado fontes de informação, mas ainda é dever do jornalista apurar o material que possui nas mãos. Afinal, os leitores desejam informações de qualidade, exigem seriedade e competência no que se diz respeito ao trabalho destes profissionais.