Mercado Central: ousadia que deu certo!

26-05-2011 06:19

Nascido sob o signo do empreendedorismo mineiro, o Mercado Central é hoje referência em diversos segmentos.

 

Por Carolina Anglada e Fabiano Santana

 

Fruto de uma visão empreendedora e organizacional do prefeito Cristiano Machado, o Mercado Central nasceu quando Belo Horizonte tinha apenas 31 anos. A intenção era reunir em um espaço de 14.000 m2, o suficiente para abastecer os 47.000 habitantes da cidade. Sua inauguração se deu em 07 de setembro de 1929 e localizava-se próximo a Praça Raul Soares.

 

O Mercado Central funcionou sob o selo Municipal até 1964, quando o então prefeiro Jorge Carone decidiu por vender o terreno que ocupava, justificando problemas e complicações de manutenção e administração do mesmo.

 

Desde então, o Mercado Central ficou ao cargo dos próprios feiristas, que se organizaram e, depois de muito esforço, encontraram na figura dos irmãos Osvaldo, Vicente e Milton de Araújo, uma esperança de finaciamento para a reconstrução de seus sonhos. Em 15 dias, todas as obrigações impostas pela Prefeitura estavam prontas e o Mercado Central afoito por recomeçar.

 

Uma história de paixão e força coletiva não poderia desaguar em outro resultado senão o sucesso. A caminhada proporcionou aos empresários, feiristas, donos de bancas e lojistas expandirem seus empreendimentos. Hoje, são mais de 400 lojas que reunem o melhor da tradição mineira, incluindo produtos artesanais, comidas típicas e uma série de outras peculiaridades.

 

 

 

Tópico: Mercado Central: ousadia que deu certo!

Data: 27-05-2011

De: Lorena

Assunto: Correção

Carolina e Fabiano,

A proposta é legal e valeu o envolvimento de vocês. Só faltou casar o áudio com as imagens para sabermos quem está falando. Também há um corte brusco ao final.

Lorena

Data: 26-05-2011

De: Bruno Frade

Assunto: Interessante

Olá.
Gostei do tema escolhido, pois reforça a importância que o Mercado Central tem para o panorama cultural de BH.
Percebi que no final do slide, a fala é cortada.Mas no geral gostei da abordagem, o texto apresentou informações importantes que enriqueceram o contéudo apresentado. A nota é 9!

Data: 26-05-2011

De: Michelle Lessa

Assunto: Agota veio o slideshow

Oi gente! Agora que tem o slideshow posso analisar melhor. Dois problemas: as fotos aparecem antes do áudio da pessoa que está falando e é muito brusca a mudança de um personagem para o outro. Outro problema é o fim, que termina no meio de uma fala ("aí eu vim..."). Nota 7.

Data: 26-05-2011

De: Michelle Lessa

Assunto: Faltou o slideshow

Oi gente! Realmente o texto sem o slideshow fica a desejar. O assunto é excelente, mas o texto ficou pobre em relação à riqueza de informações que o Mercado Central possui. Por isso, dou a nota 4.

Data: 26-05-2011

De: Tomaz Amâncio

Assunto: Legal mais faltou...

Pessoas, o tema e o texto de vocês ficaram muito bem elaborados. O Resgate da história do Mercado Central é muito interessante, muito mesmo. eu gosto muito de lá e sempre que posso dou uma passadinha ali (é peto da minha casa). Mas acho q faltou publicar o slideshow, fotos antigas seriam interessantes...
Nota 9.5

Procurar no site

Tags