
Matando a saudade do sapo Caco
A volta dos Muppets
Por Bianca Nazaré - JRN7B
bia.nazare1@gmail.com
Os Muppets voltaram. Os antigos bonecos que conquistaram as crianças da década de 80, ganharam um novo filme do diretor James Bobin. O retorno é justamente o tema de Os Muppets (The Muppets). Esquecidos pelo tempo, cada boneco seguiu um rumo diferente para ganhar a vida. Tudo começa quando os irmãos Gary (James Segel) e Walter (um fantoche), e Mary (Amy Adams), namorada de Gary, vão a Los Angeles e resolvem visitar o antigo teatro onde os Muppets se apresentavam.
Gary e Walter ainda preservavam a admiração pelos Muppets e foi isso que os impeliu a visitar o antigo teatro dos bonecos. O que não agrada Mary, já que a viagem seria para a comemoração de aniversário de namoro com Gary. Walter, ao encontrar o antigo teatro dos ídolos, e descobrir que o rico explorador de petróleo Tex Richman (Chris Cooper) iria demolí-lo, inicia uma corrida para salvar o lugar.
Para isso, teria que reunir todo o antigo grupo dos bonecos e arrecadar dez milhões de dólares para recuperar a propriedade do lugar. Com a ajuda do sapo Kermit, conhecido no Brasil como Caco, a jornada em busca dos bonecos é cheia de emoção. Como nos antigos filmes e na série de televisão dos anos 50, o novo filme também é cheio de metalinguagens.
Os Muppets guarda muitas surpresas, que incluem pequenas participações de artistas como o vocalista do Foo Fighters, Dave Grohl, a atriz Emily Blunt (O diabo veste prada), Jack Black (As Viagens de Gulliver), Zach Galifianakis (Se beber, não case!), Selena Gomez (Os Feiticeiros de Waverly Place ) e Whoopi Goldberg.
O filme é recheado de intertextualidade, como na cena em que Mary (Amy Adams) faz a dança dos pães enfiados em garfos, parodiando o filme Em busca do ouro, de 1925, de Charles Chaplin. A ideia central de Os Muppets é o fato de que a indústria do entretenimento, em sua busca por novos programas, vai deixando no esquecimento antigos sucessos.
A questão é que estes sucessos podem ser o que o público ainda gostaria de ver. A simplicidade dos fantoches foi o motivo da negação dos principais canais de entretenimento americano em aceitar de volta um programa produzido por eles. Quando surge a oportunidade, todos se surpreendem ao ver o alcance que um único programa dos Muppets obteve.
OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST
CURIOSIDADES
- Os Muppets surgiram como série de TV, nos Estados Unidos, em 1955
- O sucesso rendeu o primeiro filme The Muppet Movie, em 1979
- No Brasil, era famosa a série de TV Muppet Babies, que foi ao ar de 1984 a 1990
- O sapo Kermit, do novo filme, é o sapo Caco, no Brasil
- Jason Segel é o idealizador do retorno dos Muppets e também foi responsável pelo roteiro do filme
- A atriz britânica Emily Blunt revive o papel que interpretou em O Diabo Veste Prada
- Scooter é mostrado em uma recepção do Google, no filme, que de fato foi filmada no escritório real da empresa, em Zurique
- Jim Henson, criador dos Muppets morto em 1990, aparece em um cartaz fora do Teatro Muppet e na parede do antigo escritório de Kermit
- O filme teve orçamento de U$ 45 milhões e faturou U$ 158,5 milhões pelo mundo
FICHA TÉCNICA
Diretor: James Bobin
Roteiro: Jason Segel
Lançamento: 2 Dezembro
2011 (Brasil)Gênero: Comédia
SAIBA MAIS
Informações sobre o filme no IMDB
LEIA TAMBÉM
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-134931/criticas-adorocinema/
https://blogdoheu.wordpress.com/2011/12/05/os-muppets/
https://ipsilon.publico.pt/cinema/filme.aspx?id=298474
Tags
Tópico: Matando a saudade do sapo Caco
—————
—————
—————
—————
—————