
Mapa do Medo no Brasil
IPEA divulga pesquisa do medo nas regiões do Brasil
Por Bruno Menezes, Gabriela Francisca e Marcos Vinicius
Viver com segurança e poder confiar no efetivo policial é uma das preocupações da população. Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) em março desse ano mostra que a sensação de segurança é baixa, principalmente na região Nordeste.
De acordo com o “Sistema de Indicadores de Percepção Social" (SIPS) sobre Segurança Pública, 85,8% dos entrevistados nordestinos disseram ter muito medo de ser assassinado, contra 69,9% na região Sul.
Depois dos nordestinos, os habitantes das regiões Norte e Sudeste são os que mais têm medo de assassinatos (78,4% em cada região), seguidos do Centro-Oeste (75%) e do Sul (69,5%).
A baixa percepção de segurança dos nordestinos tem uma razão. Segundo o IPEA os estados do Nordeste registraram a segunda maior média das taxas de homicídio doloso por habitantes (29,3 ocorrências por 100 mil habitantes), atrás apenas da Região Norte (29,5 ocorrências por 100mil habitantes).
É também no Nordeste em que há a menor média de gastos per capita com segurança pública (R$ 139,60 por habitante).
A pesquisa do IPEA aponta que os gastos com segurança pública ajudaram a diminuir os indicadores de criminalidade na Região Sudeste. Apesar de não apresentar um nível alto de sensação de segurança entre a população, a região possui o menor índice de homicídio doloso do país: são 21,77 ocorrências por 100 mil habitantes.
O gasto per capita em segurança pública na região é o maior do país, R$ 248,89 por habitante. Por outro lado, os moradores da região Sudeste são os que menos confiam nos profissionais das polícias. 75,15% dos entrevistados disseram que confiam pouco ou não confiam nos policiais.
Foram ouvidas pelo IPEA 2.770 pessoas entre os dias 17 e 31 de maio de 2010. A margem de erro da amostra no nível nacional é de 1,86%, para mais ou para menos, e de 5% nas regiões do país.
Visualizar Mapa do Medo em um mapa maior
SAIBA MAIS:
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
85,8 da população do nordeste têm muito medo de ser assassinada - O Globo
9 em cada 10 brasileiros teme ser assassinado - Terra