Mais uma rede social que está tomando conta

27-04-2012 22:12

As redes sociais estão tomando conta das redações de jornalismo, e eles devem tomar cuidado com essas novas ferramentas.

 

Por Taíza Torres

 

Atualmente existem muitas redes sociais que estão tomando conta das mentes e corações de pessoas ligadas a internet. É possivel encontrar individuos com mais de dez tipos diferentes desse seguimento que ajuda na interação pessoal. Muitos deles tem ajudado o trabalho dos jornalistas, entre eles o que mais se destaca é o Twitter que apareceu em 2006 é uma forma que que permite enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos em textos de até 140 caracteres e hoje tem milhares usuarios.

Uma outra plataforma que apareceu um ano despois do Twitter é o Tumblr. Ele não é um microblog como o já citado e também não é um Blog como wordpress, e sim um mistura dos dois.  Nele o usuário cria uma pagina e pode fazer posts sobre o assunto que desejar. É possivel publicar textos, imagens, videos, links, citações, audio, a maioria dos posts feitos no Tumblr são textos curtos, mas a plataforma não chega a ser um sistema de microblog, pois não tem um limite de caracteres.  Os usuários são capazes de "seguir" outros e ver seus posts em sua pagina inicial. Também é possível "gostar" (favoritar) ou "reblogar" (semelhante ao RT do Twitter) outros blogs.

Essas novas feramentas estão chamando a atenção de jornalistas que querem receber informações em tempo real e com mais agilidade. Além disso, a facilidade de postar uma matéria tambem chama atenção de quem pretender seguir a carreira e quem já é jornalistas experiente. O Tumblr é bastante acessivel e facil de usar o que facilita a postagem e a visualisação das pessoas, essa nova ferramente ainda lembra o Facebook em que o seguidor pode gostar de uma publicação feita.

Segundo o site Webmanario o 1º jornal-site-revista-laboratório “já são pelo menos 160 os produtos jornalísticosque estão presentes no Tumblr" o último a entrar nessa rede foi o Washington Post, que seguiu o exemplo de outros como o The Guardian. O Tumblr tornou-se uma nova forma de enteragir com as pessoas, essa nova plataforma o jornalismo vai ter que mostrar a sua cara, para que as pessoas tenham mais informações de uma forma diferente e com uma cara bastante diferente.

Os jornais que já tem a ferramente estão usando como uma forma de convidar o usuário a participar diretamente do noticiário, compartilhando texto e imagens. Como toda rede social tudo que é publicado deve ser bastante observado, pois um erro é visto e criticado por muitos. Todo cuidado é pouco quando se tem uma ferramenta como essa, o caso do jornalista americano que foi demitido apóspublicar em sua conta pessoal uma oferta de emprego que ele havia recebido no dia anterior do Delaware’s News Journal Media Group.  O jornalista não foi o primeiro nem será o último, outro exemplo é um repórter da CNN por postar mensagens homofóbicas no Twitter.

O jornalismo deve se fazer presente nessas novas areas que vão surgindo, principalmente quando se trata de tecnologia e interação. Mas essas novas tecnicas devem ser observada por eles e ter muito cuidado com o tipo de interação que é feito pelo canal. Mostrar que o jornal é antenado e possui formas de interação é importante para o crescimento do proprio. E o jornalista que se mostra ‘ligado’ a essas novas formas de comunicação e mostra que sabe usar com inteligencia, ganha mais credibilidade com a empresa em que trabalha.

Em 2011 o site alcançou a marca de 10 bilhões de posts exclusivos (sem contar reblogs), e a marca foi comemorada com uma chuva de confetes na Dashboard dos usuários que estavam conectados no momento. Isso mostra que as redes estão tomando conta.

 

 

Procurar no site

Tags