
Mais vigilância, menos acidentes?
Por Ariane Archanjo e Marina Messias
Radares na "Rodovia da Morte" são alternativa para reduzir acidentes
“Duas pessoas morreram e três ficaram gravemente feridas em um acidente na noite deste domingo na BR-381”. “Um casal e uma criança morreram em uma batida frontal com um caminhão, no km 440 da BR-381”. “Uma pessoa ficou ferida em acidente envolvendo três veículos na BR-381”. Estes trechos de algumas notícias sobre a “rodovia da morte” mostram a rotina da estrada mais perigosa de Minas Gerais.
Para evitar notícias deste tipo (ou pelo menos diminuir a frequência delas), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) decidiu instalar radares ao longo da rodovia, com prioridade para o trecho entre Belo Horizonte e João Monlevade. Ao todo, 27 radares serão montados em trechos que registram maior índice de acidentes, entre eles, os quilômetros 349,9; 430 e 434.
Conhecida como “rodovia da morte”, a mais temida estrada do estado bate recordes de acidentes, que acontecem com uma frequência cada vez maior. Diante dos índices, vários protestos já foram feitos para chamar a atenção das autoridades para que o problema seja solucionado.
Leves ou graves, batidas ou atropelamentos são, geralmente, fruto da imprudência de motoristas que trafegam pelo local. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, a rodovia contabilizou, em 2010, 2259 acidentes, com 632 feridos e 52 mortos. Entretanto, ONGs afirmam que a quantidade de mortos na rodovia federal é muito maior do que o divulgado pela PRF, uma vez que muitos feridos morrem em hospitais ou a caminho deles. Autoridades alertam os motoristas para redobrarem os cuidados na estrada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não tentar ultrapassar o veículo que está na frente ou andar no acostamento. Estas são as orientações mais conhecidas, e, nem sempre respeitadas pelos motoristas.
Uma solução apontada para a rodovia é a duplicação, com modificação do traçado da BR-381, que apresenta grande quantidade de curvas perigosas. Porém, enquanto a duplicação não acontece, a alternativa para reduzir o número e a gravidade dos acidentes é a instalação de radares. A medida tem o papel de punir os infratores que trafegam em alta velocidade e, por isso, tem caráter pedagógico. Mas, aliada a fiscalização da rodovia, é necessária a conscientização de motoristas. Afinal, a BR-381 não é chamada de “Rodovia da Morte” por acaso.
Conheça alguns dos trechos onde radares serão instalados e o número de acidentes ocorridos no local, em 2010:
Visualizar Radares BR-381 em um mapa maior
Saiba Mais:
Leia também:
Especialista em trânsito mostra falta de segurança em rodovias mineiras
Radares começam a ser instalados na BR-381
Definidos 17 trechos da BR-381, entre BH e Monlevade, que terão radares