Mais que uma religião

19-05-2011 20:32

 A Igreja Evangélica do ponto de vista do Pastor Leonardo Capochim

 

Por Ariane Archanjo, Karine Figueiredo, Maria Luiza Mattar, Marina Messias e Thais Paiva

 

As divergências entre as religiões não são novidade. Mas o que muita gente não sabe, é que estas diferenças têm origem histórica. Tudo começou quando Martinho Lutero iniciou a Reforma Protestante, a partir da observação e discordância com algumas práticas da Igreja Católica, como por exemplo, a venda de indulgências como passaporte para a salvação. De acordo com estudos bíblicos realizados pelo sacerdote, a salvação é concedida apenas através da fé e da misericórdia de Deus, que enviou seu filho Jesus para salvar a humanidade do pecado.

 

Lutero conseguiu o apoio de diversos religiosos e governantes para dar prosseguimento a Reforma. Em resposta, a Igreja Católica criou a Contra Reforma para tentar manter a unidade de fé e a disciplina eclesiástica definidas pela religião predominante até então. A partir das manifestações de Lutero, o Protestantismo ganhou muitos adeptos e espalhou-se pelo mundo. Marcados por acontecimentos históricos, os preconceitos são formados por parte da sociedade que não conhece a crença do outro e baseia-se em informações de senso comum para argumentar sobre religião. 

 

Segundo o Pastor Leonardo Capochim, o preconceito religioso, em relação, principalmente, aos evangélicos, existe porque as pessoas não conhecem o verdadeiro trabalho da religião evangélica. Um dos motivos para a falta de tolerância entre as religiões, apontado por Capochim, é a divulgação, por parte da mídia, de fatos polêmicos envolvendo a Igreja evangélica e alguns de seus frequentadores.

 

Não importa a religião, preferência sexual ou cor. O preconceito não é a solução, apenas mais um problema.

Tópico: Mais que uma religião

Data: 02-06-2011

De: Lucas Oliveira

Assunto: Avaliação

Tema altamente pertinente. O texto poderia ter sido menos informativo, e buscado melhor a opinião do Pastor. O slideshow é legal, apesar de curto e do áudio não ser tão bom. Nota 5.

Data: 27-05-2011

De: Roberto Romero

Assunto: Avaliação

Boas Fotos. Discordo em parte da informação inicial do texto: a divergência entre as religiões pode até ter uma razão histórica, mas esta não pode ser explicada simplesmente a partir da Reforma Protestante. Talvez somente a divergência entre a Igreja Católica e os diversos movimentos protestantes, que não são as únicas religiões existentes. A entrevista com o Pastor não consegue explorar seu personagem para além do discurso religioso, mas o tema é sim muito interessante. Nota 6.

Data: 24-05-2011

De: Assíria

Assunto: Avaliação

O tema é muito interessante e acho que causa muita polêmica, não só sobre a religião evangélica, muitas outras religiões não são compreendidas na sua essência, e a maioria das pessoas preferem dar uma opinião de senso comum. Gostei da abordagem, o áudio ficou um pouco irregular, as fotos ficaram boas.

Nota: 9

Data: 24-05-2011

De: Rafael Soal

Assunto: Avaliação

Gosto muito do tema "fé".

Fotos ótimas, áudio com muito chiado, sonora baixa em relação ao BG.

Nota: 8

Data: 24-05-2011

De: Gustavo Pimenta

Assunto: Avaliação!

Tema interessante. Texto ótimo, fotos maravilhosas. O áudio ficou um puco alto mas não comprometeu o resultado do trabalho. Nota 10!

Data: 24-05-2011

De: Daniel

Assunto: Avaliação

Tema bem interessante e polêmico. o texto ficou bem adequado, o áudio apresenta algumas "diferenças" no volumem, a qualidade das fotos está boa.
Nota 8

Data: 24-05-2011

De: Isabela Araújo

Assunto: Avaliação

Boas fotos, algumas um pouco escuras. Áudio abafado. Entrevistado fala bem.

Nota: 8.

Data: 24-05-2011

De: Lucas CP

Assunto: Comentário

O sobe som inicial da música ficou muito alto. O restante do áudio ficou um pouco abafado.

Boa sonora e boas fotos.

Nota 7

Data: 24-05-2011

De: Nathália Faria

Assunto: Avaliação

O tema é muito interessante, o texto e fotos ficaram ótimos. O áudio ficou um pouco cansativo e deu uma diferença muito grande de volume entre a voz e a parte cantada. Acho que o volume poderia ser nivelado, pra melhorar a qualidade. A nota pra mim é 8.

Procurar no site

Tags