
Klass: o massacre do bowling
Filme mostra realismo de uma tragédia dentro da escola
Por Luciano Almeida – JRN7B
Curioso foi procurar algo sobre Klass (The Class), filme estonianio de 2007, que mostra o drama pessoal dos jovens Joosep e Kaspar, de 16 anos, vítimas de maltratos físicos e psicológicos dentro da escola, sob a liderança do violento colega de classe Anders. Pesquisando pela web, na maioria das vezes, encontramos a obra dentro de temas GLS. A não ser insinuações ou a derradeira cena de violência, quando os dois garotos são obrigados a fazer sexo oral; o filme não se encaixa nesse contexto. Seu roteiro se guia por vários fatos reais envolvendo o bowling. Talvez ai, haja certa comparação aleatória aos crimes homofóbicos.
O protagonista Jossep é um adolescente tímido, fechado, sensível e inteligente, considerado estranho pelos colegas. Transforma-se, então, em alvo do sádico Anders, que mantém em controle os garotos e grande parte das garotas da classe, submetendo Jossep a uma rotina diária de tortura. Um aliado torna a situação mais insuportável. Não mais tolerando a intensa perseguição vivida pelo tímido colega, Kaspar, até então fiel ao terrorismo de Anders; muda de lado e decide apoiá-lo. A obssesção violenta de Anders passar a mirar os dois.
O filme retrata também, com nitidez, a falta de comunicação entre os mundos da diretoria da escola, alunos e pais. Não existe um canal entre eles. Jossep e Kaspar são humilhados na sala de aula e nos corredores da escola e ninguém nada faz. Pais e avós não entendem o silêncio, dúvidas e o comportamento, muitas vezes estranhos dos jovens, mostrando extrema dificuldade na procura de soluções.
O roteiro do diretor Ilamar Raag - atualmente o principal nome do cinema produzido na Estônia - é realista com cenas fortes e impactantes. A trama é rápida e ganha ainda mais dinâmica com a trilha eletrônica e instrumental. Raag evitou “agradar” e revelou as motivações reais de jovens que resolvem responder à violência com mais violência. O resultado surpreende pelo baixo orçamento da produção e pelo tempo de apenas de 12 dias de filmagem. Por exemplo, todos os jovens atores fizeram “estréia” no cinema. O diretor foi conversando com cada um deles, que contaram fatos reais de bowling. Aqueles que mais convenceram foram escalados. A cena final, onde Jossep e Kaspar promovem um verdadeiro massacre na lanchonete da escola nos faz “engolir a seco”.
Em sua trajetória, Klass recebeu quatro prêmios – dois no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary e dois no Festival Internacional de Cinema de Warsaw. O filme ainda foi indicado como o representante da Estônia na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2008.
CURIOSIDADES:
- Com o sucesso deste filme, foi anunciada uma série para a televisão que, originalmente, deveria ter ido ao ar no outono de 2009.
- Klass conseguiu a nota 8,2 na avaliação dos usuários do site IMDb.
- A qualidade das imagens de Klass deve muito ao trabalho do diretor de fotografia Kristjan-Jaak Nuudi.
- O orçamento total da produção foi de apenas US$ 120 mil.
- O filme é dividido em capítulos, como uma mini-série.
Ouça a crítica em podcast:
Klass by Jornalismo
FICHA TÉCNICA:
Titulo internacional: The Class
Título original: Klass
País: Estónia
Ano: 2007
Gênero: ficção/drama
Diretor: Ilmar Raag
Duração: 97 '
Data de Lançamento: 16/03/2007
Roteiro: Ilmar Raag
Elenco: Kir Vallo, Uusberg Pärt, Solvak Paula, Prangel Margus, Rebane Tiina, Jääger Merle, Leila Säälik, Metsur Marje, Lauri Pedaja
Foto: Kristjan, Jaak Nuudi
Montagem: Tuisk Tambet
Direção de Arte: Eva-Maria Gramakovski
Música: Steiner Timo, Oja Paulo, Uusbeerg Pärt, Martin "Eskimo" Kallasvee
Fabricante: Sildos Riina
Produção: Amrion
SAIBA MAIS:
- Klass -Trailers, sinopse, imagens, notícias
- Filmes relacionados com o gênero
- “Confira lista dos concorrentes ao Oscar de filme estrangeiro” (Folha de S. Paulo – 2007)
LEIA TAMBÉM:
- “Klass e a questão da morte”. Crítica de Evandro Venâncio
- Klass – The Class – Críticas e depoimentos
- Os melhores filmes que vi em 2010