Bom senso virtual: Jornalista X Facebook

23-09-2011 20:44

Bom senso virtual: Jornalista X Facebook

Repórteres misturam vida pessoal com profissional, na Web.

 

Por Camila Falabela, Júnior Moreira e João Paulo Vale

 

As redes sociais estão cheias de celebridades, músicos, chefes de estado e também os jornalistas. O uso do Twitter pelos profissionais da comunicação é alto e é quase impossível não encontrar um jornalista com uma “@” antecedendo o seu nome de usuário. O Facebook também não fica para trás, vários repórteres e apresentadores têm lá o seu perfil.

 

A questão é: como esses profissionais atuam nessas diversas redes sociais e principalmente no Facebook? Bom, os modos de atuação variam bastante. É possível detectar diferentes tipos de uso dos perfis dentro das redes. Alguns têm somente pelo desejo de ter ou simplesmente para divulgar a vida pessoal. Outros utilizam apenas para fins profissionais, que podem variar entre uma forma online de entrar contato com diversas fontes e até mesmo para facilitar a interação entre leitor e jornalista.

 

O próprio facebook já se atentou para o grande uso do site pelos profissionais de comunicação. Entre a infinidade de casos de jornalistas nas redes sociais, eis uma situação que pode ser fonte de um problema: quando os perfis misturam conteúdo profissional e pessoal. Para atender a demanda desses profissionais, o site criou uma página exclusiva para eles. O "Facebook And Journalists" permite ao usuário criar um perfil somente para fins profissionais, independente do perfil pessoal, o que pode ajudar esses repórteres a separar a vida pessoal da profissional.

 

Depois de uma pesquisa em vários perfis de jornalistas encontramos inúmeros exemplos de bom uso da ferramenta.  Entre eles, o que mais chamou a atenção foi o perfil da repórter Camila Dias (Rádio Itatiaia e TV Band Minas).  As reportagens da jornalista são, na maioria das vezes, de crimes e mortes e as imagens destes fatos são divulgadas por ela em seu perfil. Nos álbuns encontram-se fotos de corpos atingidos por bala, pessoas carbonizadas e acidentes. As fotos estão divididas em dois álbuns, um com 200 fotos e o outro com 17 e intitulados, “Cotidiano - Cenas fortes”. Essas imagens, que até então seriam de um perfil profissional, se misturam com fotos pessoais.  

Com a adesão de tantos profissionais do meio, as empresas de comunicação começaram a administrar essa utilização. Uma medida adotada por vários veículos, incluindo um dos maiores jornais do Brasil, a Folha de São Paulo e o portal do mesmo grupo, o UOL, estabelece normas para o uso de redes sociais pelos jornalistas. De acordo com as empresas, o ideal é que eles não manifestem suas posições políticas e, muito menos, antecipem reportagens que ainda não foram publicadas. Alguns profissionais afirmam que, após a criação dessas regras, os jornalistas passaram a publicar menos conteúdo nas redes sociais.

 

Mas, apesar de todas as normas, o velho e bom senso, agora chamado de “bom senso virtual” precisa ser usado. Em entrevista ao site do canal GNT, a psicóloga-clínica Daniela Pinotti comenta que as pessoas ainda estão aprendendo a lidar com a influência das redes sociais no dia a dia, mas é preciso colocar em prática a sensatez também no espaço virtual. “Achamos que as redes sociais parecem a sala de nossa casa, mas não são. E também não é todo mundo que convidamos para entrar em nossa casa”.

 

Saiba mais:

 

-UOL orienta uso de redes sociais pelos jornalistas

-Conheça uma ferramenta do Facebook feita exclusivamente para jornalistas

-Guia para jornalista para o Facebook

 

Veja também:

 

-Uso indevido de Orkut, Facebook, Twitter e afins pode gerar processos judiciais, portanto vale ficar de olho

-Saiba como cuidar da imagem nas redes sociais

Tópico: Jornalistas famosos X Redes sociais

Data: 30-09-2011

De: Hévila Oliveira

Assunto: Observações

- Texto e bigode são iguais
- Texto bem escrito
- Poderiam explorar mais redes sociais e mais jornalistas famosos

Data: 30-09-2011

De: Flávio Tavares

Assunto: Observações

Texto interessante. Poderiam ter deixado claro a escolha do facebook e twitter como exemplos por serem as redes sociais mais populares. O exemplo da jornalista da Itatiaia mostrou bem a ideia da matéria.

Faltou o bigode.

Data: 29-09-2011

De: Manoella Garzon

Assunto: Observações!

O texto está bem escrito e o conteúdo interessante mas deveriam abranger as redes sociais como um todo.
Diagramação adequada.
Faltou bigode e Leia também.
Bons exemplos foram citados na matéria.
Nota 3

Data: 29-09-2011

De: Marcos Vicente

Assunto: Observações

Nota: 3

Data: 29-09-2011

De: Marcos Vicente

Assunto: Observações

O texto está bem diagramado.

A matéria deveria ser mais objetiva em relação ao tema tratado.

A palavra "jornalistas", do título, não deveria ser no plural por fazer referência apenas a um profissional dentro da matéria.

Data: 29-09-2011

De: Wellington Martins

Assunto: Observações

Conteúdo poderia ter explorado mais redes sociais como, por exemplo, o google+;

Se o título é 'Jornalistas famosos x Redes Sociais, poderiam ter citado mais jornalistas 'famosos';

Geralmente a formatação para web se dá pelo alinhamento à esquerda;

Ausência do bigode e do 'Leia também';

Nota: 3,5

Data: 29-09-2011

De: Érika Pereira

Assunto: Observações

Faltou um bigode;

O texto ficou muito limitado ao Facebook e Twitter;

Diagramação de acordo com a proposta apresentada em sala;

O grupo poderia ter colocado mais dados e fontes para ilustrar melhor o texto.

Data: 28-09-2011

De: William

Assunto: Observações

A ferramenta apresentada "Facebook And Journalists" é um bom achado e, durante o texto, são apresentados bons exemplos que corroboram o assunto em pauta. No entanto, a formatação é falha e o texto termina de modo abrupto, quando os alunos se referem a "alguns jornalistas" sem especificar quais.

Data: 28-09-2011

De: Luciano

Assunto: opinião

Sem o bigode!
Texto restrito a duas redes socias!
Poderia ter mais gente famosa citada, mas exemplos.

Data: 28-09-2011

De: Camila

Assunto: Observações

Concordo com todos: os texto ficou muito restrito ao Facebook e a uma só jornalistas. Faltam personagens e estatísticas.

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