Jornalista vão ter que obedecer regras para publicar em redes sociais

27-04-2012 22:19

Com as redes sociais em alta jornalistas podem publicar matérias, reportagens e notícias. Mas terão que obedecer algumas regras.

 

Por Júlia Rates

 

As redes sociais chegaram invadindo a vida de todos. Com o surgimento da internet, sabemos que as informações estão circulando com muito mais rapidez e facilidade. Os telespectadores estão sempre antenados e acompanhando as notícias em tempo real. Com o twiter e o facebook, as redes sociais mais usadas no momento é possível despertar a curiosidade dos telespectadores com apenas 140 caracteres. Através de uma pequena chamada e um link que dão acesso a matéria completa no site oficial do jornal. Através destes links, as pessoas vão compartilhando entre si até todos praticamente ficarem sabendo do fato. Entre os jovens o comentário é, se a pessoa fica antenada nas redes sociais ela fica sabendo de praticamente tudo que esta acontecendo no mundo em tempo real.  

 

Mais estas novas tecnologias, não veio trazendo somente flores, as notícias começaram a ser geradas com mais rapidez. Assim comprometendo a credibilidade e a apuração da reportagem ou notícia. A busca pelo furo de reportagem sempre foi à principal arma entre os jornalistas. Hoje é possível que os próprios profissionais fiquem antenados nas redes sociais para buscar algum furo. Hoje qualquer pessoa é capaz de produzir informações e posta-lás nas redes. As consequências da era digital para o jornalismo é a aumento da quantidade de conteúdo que tem ser gerados em maior quantidade para trazer novidades cada vez mais diversificadas para atrair o público.  As emissoras de televisão têm que estar em vários lugares ao mesmo tempo. Cobrindo todos os tipos de acontecimentos na cidade para diversos meios como blogs, sites, TVs e em algumas vezes até rádio. O público passou a ser muito mais exigente, enquanto mais a recursos a matéria usar mais atrativo será.

 

Ferramentas como vídeos, fotos, áudios e desenhos estão sendo exploradas cada vez mais em uma única matéria. É possível que tenha todos estes conteúdos na expectativa de passar o Maximo de informação ao internauta. A busca pela informação mais completa, já é uma longa disputa entre os jornalistas de emissoras diferentes para agradar os telespectadores de diversas idades.

 

Com o passar do tempo, as empresas jornalísticas foram criando certas regras para a publicação de materiais nas redes sociais. Como tomar mais cautela na publicação, exigir credibilidade das fontes, usarem linguagem formal como se fosse para matérias empresas, publicar o conteúdo depois que ter a confirmação de sua credibilidade se a informação for retirada das próprias redes sociais e procurarem saber primeiro a procedência das informações.  

 

Mas se pararmos para pensar, as regras estabelecidas são muito boas e com coerências. Jornalistas não podem sair publicando qualquer coisa sem ter certeza do que estão dizendo, as fontes têm que serem conferidas e verificadas suas procedências. Muitas pessoas lêem aquilo que eles estão escrevendo. A responsabilidade é muito grande, não só para eles, mas também para os veículos para quem estes profissionais trabalham. A todo tempo, a sua credibilidade está em jogo um pequeno descuido pode acabar com a reputação que a empresa levou anos para construir.

 

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