Jornalismo esportivo e Twitter

27-04-2012 21:15

A ferramenta de comunicação mais acessada no meio esportivo.


Por Cristiane Fonseca e Samuel Santos

 

As novas possibilidades de comunicação instantâneas estão cada vez mais próximas do público brasileiro. A cobertura de eventos com notícias fresquinhas de tudo que está acontecendo no mundo atrai os olhares atentos que buscam por notícias 24 horas por dia. O Twitter tornou-se uma das ferramentas de comunicação mais acessada dos últimos anos. Em apenas 140 caracteres notícias são veiculas na web, causando um grande impacto no jornalismo, já que as tradicionais notícias previamente apuradas nas redações, agora dividem espaço com os novos meios de comunicação acessados também por grandes nomes do jornalismo brasileiro.
 

O furo sempre esteve presente no mundo jornalístico, ainda mais quando se diz respeito ao jornalismo esportivo, onde notícias pipocam a todo o momento. Nomes, transferências, contratações, lesões, vidas pessoais, tudo é que envolve atletas vira notícia, e logo já está no topo das postagens mais comentadas do twitter, a ferramenta que conseguiu conquistar o público brasileiro.
 

Em poucos anos o microblog virou mania nacional e pessoas públicas como dirigentes esportivos já usam a página na web como nota oficial. Alexandre Kalil, presidente do Clube Atlético Mineiro, que foi suspenso das partidas oficiais do clube pelo Superior Tribunal de Justiça desportiva em 2011, usou o twitter para anunciar novas contratações na época. Assuntos divulgados no Twitter logo se disseminam pela internet transformando em pautas para jornalistas.
 

Episódios como estes fazem com que cada vez mais empresas jornalísticas utilizem o Twitter para divulgação das notícias de última hora. Jornalistas consagrados garantem que a nova ferramenta ocupa um lugar estratégico em qualquer redação, porém assim como qualquer outro meio de comunicação, a utilização do Twitter deve ser criteriosa, e acima de tudo a verdade deve sempre prevalecer nas publicações do microblog.
 

Twitter: Informações instantânea
 

A cada novo acontecimento o Twitter é ainda mais explorado. Em 2011 eventos  das artes marciais mistas “MMA”, sigla em inglês, tomaram conta dos assuntos mais acessados do Twitter, o público brasileiro aderiu a nova moda americana. A revista brasileira especializada em lutas  Tatame, logo aliou o Twitter  ao assunto. Em apenas 140 caracteres a revista conseguiu transmitir a luta ao vivo, com relatos minuciosos, a revista fez a festa dos admiradores do esporte.
 

A ferramenta abre um leque de opções ao espectador . Partidas  de futebol, vôlei e basquete podem ser relatas pelo microblog ao vivo. Os  grades portais de comunicação utilizam a ferramenta e conseguem cada dia mais novos seguidores. As ultimas noticias do mundo dos esportes podem ser vistas através do microblog, que também é utilizado como método de apuração nas redações esportivas, grandes agremiações usam o portal para disseminar novas informações do clube, com isso os jornalistas conseguem diversas pautas.
 

Twitter x Furo jornalístico
 

A procura frenética por informações instantâneas faz do Twitter um grande aliado dos jornalistas, porém este aliado também pode gerar exageradas especulações e consequetemente erros no mundo esportivo. No futebol podemos assimilar ainda mais este problema, muitos profissionais jornalistas, utilizam o microblog não apenas para informar, mais também para torcer desenfreadamente pelos seus times de coração.

 

SAIBA MAIS:

 

Jornalistas esportivos de Minas no Twitter

Jornalismo esportivo e as mídias sociais

Entrevista do repórter Emerson Romano sobre a utilização do Twitter

 

 

Procurar no site

Tags