Jornalismo esportivo e Twitter

23-09-2011 22:00

Como o microblogging agilizou o acesso à informação

 

Por Gustavo Pedersoli, Wellington Martins e William Alves

 

Em agosto, o Rio de Janeiro sediou a primeira versão nacional do Ultimate Fighting Championship em treze anos. Trata-se da franquia mais famosa das artes marciais mistas (“MMA”, na sigla em inglês). A Tatame, revista brasileira especializada em lutas, transmitiu o evento ao vivo em sua página no twitter. Apesar do limite de 144 caracteres para cada postagem no site, o relato foi minucioso, dedicando atenção até mesmo à música de entrada dos lutadores. 

 

Os exemplos de como o twitter pode alavancar a difusão de esportes são múltiplos. Partidas inteiras de basquete, vôlei e futebol são relatadas na página. E o uso da ferramenta não se limita aos eventos ao vivo. As últimas notícias de todos os grandes veículos informativos – até daqueles que não são tão grandes assim – são instantaneamente repassadas ao twitter oficial da empresa, maximizando o poder de marketing. O microblogging também é lugar de apuração. Como diversas agremiações esportivas também mantêm contas, se transformam em fontes inesgotáveis de novas pautas

 

Agilidade x apuração

Se já não é a principal fonte de informação dos jornalistas esportivos, o twitter está prestes a se tornar o primeiro da fila dos profissionais que buscam o furo
de reportagem. No entanto, a procura frenética pela informação inédita tem provocado um aumento exagerado das especulações na área esportiva, principalmente no que diz respeito ao futebol. Alguns profissionais têm deixado à margem os princípios básicos que regem o jornalismo, o que os colocam no mesmo patamar dos torcedores.

Em Minas Gerais o twitter no meio esportivo atraiu a atenção do presidente do Clube Atlético Mineiro, Alexandre Kalil . O dirigente passou a informar algumas contratações pelo microblogging. A ação deixou a imprensa sem saber como se comportar. Sem a publicação da notícia em primeira mão, a alternativa encontrada por alguns jornalistas esportivos foi abrir o foco para qualquer tipo de informação publicada no twitter. Com base em informações desencontradas, esses profissionais produzem notícias que em muitos casos não passam de boatos.

 

Saiba mais:

 

- A primeira Copa no twitter

- Confira quem é o time, jogador e o jornalista esportivo mais seguidos no Twitter

- Twitter: Mania no mundo esportivo

 

Veja também:

 

- Entrevista com o jornalista Ém erson Romano sobre o jornalismo esportivo de twitter
 

 
 

- Parte da investigação de mestrado de Patricia Couto, estudante da Universidade do Porto, sobre a ligação entre o jornalismo e o twitter

-  A realidade do twitter no jornalismo esportivo, texto dos alunos da disciplina de jornalismo esportivo da UNA-BH

 

 

 

 

Tópico: Jornalismo esportivo e Twitter

Data: 30-09-2011

De: Hévila Oliveira

Assunto: Observações

- O grupo poderia ter divido o texto em paragráfos mais curtos
- Falta bigode
- As palavras em negrito não são as principais

Data: 29-09-2011

De: Bruna Ávila

Assunto: Avaliação da Matéria

- Ausência do bigode;
- conteúdo do texto esta pertinente com o título;
- formatação confusa;
- "leia mais" e "saiba tbm", Ok!
- as palavras em negrito nem sempre tratam do assunto central do texto.

Data: 29-09-2011

De: Marcos Vinicius

Assunto: Estrutura confusa atrapalha leitura

O assunto poderia ser melhor explorado com o uso de alguma fonte oficial ou personagem, trazendo maior riqueza para a matéria.
A escolha dos termos em destaque pareceu aleatória e chega, em agluns momentos, a atrapalhar a leitura.
A formatação fugiu um pouco do proposto pela Profa.

Data: 29-09-2011

De: Markilma Carter

Assunto: Avaliação

Me perdi com o destaque de vários termos. O saiba mais e o leia também estão de acordo com o tema. Sem bigode. Nota 3,5

Data: 28-09-2011

De: Dayane Lima

Assunto: Avaliação da matéria

Notei a falta de algumas pontuações. Acho que o texto pode ser dividido em mais parágrafos. há também, a repetição de várias palavras . (nota 3,5)

Data: 28-09-2011

De: Ana Beatriz von Sucro

Assunto: Observações

Os parágrafos precisam ser mais divididos.

Data: 28-09-2011

De: Thayane Ribeiro

Assunto: Avaliação

- Dividir melhor os parágrafos.
- Aprofundar mais no assunto.
- Senti falta do bigode.

Data: 27-09-2011

De: Bruno Menezes

Assunto: Avaliação da Matéria

A matéria realmente ficou cansativa e falta pontuação. Justificar o texto seria interessante. No Leia também existe erro de digitação, como a abertura de aspas no terceiro tópico. ( NOTA 3)

Data: 27-09-2011

De: Priscila Mendes

Assunto: Rever pontuações e estrutura do texto

A estrutura do texto deixou a leitura canasativa. poderia separar mais os parágrafos. Atenção para a frase: "E o uso da ferramenta não se limita somente aos eventos ao vivo". Está redundante, pois a palavra "limita" já remete à ideia de uma certa quantidade, logo, não é necessário acrescentar o "somente". Poderia aprofundar um pouquinho mais sobre os benefícios que o uso do twitter permite tanto ao jornalista quanto ao seguidor do perfil.

Procurar no site

Tags