Jornalismo em 140 caracteres

23-09-2011 20:24

Jornalismo em 140 caracteres

Microblog cria ferramenta para auxiliar jornalistas

 

Por Gabriela Francisca, Juliana Vallin e Kilma Carter

 

O Twitter, uma das redes sociais mais utilizadas da atualidade, se tornou indispensável para jornalistas de todo o mundo. Um sistema de microblogagem que ganha em agilidade e objetividade, quando comparado com qualquer outra rede social da atualidade, deve ser explorada para possibilitar o máximo uso de suas possibilidades. Pensando nessa utilização, os fundadores da rede e grandes jornais buscam formas de orientar jornalistas para garantir o aproveitamento das informações disponibilizadas no microblog.

A organização do site lançou recentemente, uma ferramenta para facilitar a vida de jornalistas que utilizam o Twitter para obter informações.  O "Twitter for Newsrooms" é um manual que apresenta o depoimento de jornalistas conceituados e expõe dicas sobre a melhor maneira de utilizar o serviço. Além de conter dicas para melhorar o relacionamento dos jornalistas com seus seguidores e ajudar apontando a melhor forma de encontrar fontes e apurar matérias.

A Newsrooms também oferece orientações gerais que auxiliam na confecção e apuração de matérias, publicadas pelo próprio Twitter, alguns jornalistas já obedecem a códigos de conduta, elaborados pelos veículos em que trabalham. A Folha de São Paulo, preocupada com a imagem do jornal, repassou um comunicado aos jornalistas com informações que indicam a forma correta de se portar em diversas situações. O comunicado recomenda que profissionais não assumam posições favoráveis ou contrárias a partidos, candidatos ou campanhas, em suas timelines. Os jornalistas da Folha não estão autorizados a repassar “furos jornalísticos” em seus twitters e blogs pessoais. O jornal afirma que as regulamentações servem para garantir a hegemonia do veículo, cuidando daqueles que o representam: seus jornalistas.

Em 2009 o Twitter conquistava sua acessão, curiosamente na mesma época o EUA enfrentava uma crise de credibilidade na imprensa. Muito se discute a cerca da veracidade das informações postadas no microblog, mas a principal diferença do jornalista para os demais twitteiros é a obrigação de apurar os fatos antes de divulgá-los mesmo sendo a ferramenta especifica para nós.

 

 

Saiba mais:

 

Blog dos jornalistas

Blog Lambujja

Oficina da Net

 

Leia Mais:

Ciência e Comunicação

Jornalismo Porto

Sobre Jornalismo

Tópico: Jornalismo em 140 caracteres

Data: 29-09-2011

De: Marcos Vinicius

Assunto: Avaliação

A pontuação merece maior cuidado, principalmente o emprego de vírgulas. O assunto pode ser melhor explorado, com o uso de alguma fonte/personagem que já tenha usado o "Twitter for Newsrooms", por exemplo.

Data: 29-09-2011

De: Markilma Carter

Assunto: Avaliação

Melhorar termos em destaque/negrito. Títulos e bigodes bons. Melhorar o leia também. Nota 3,5

Data: 28-09-2011

De: Dayane Lima

Assunto: Avaliação da matéria

-A matéria é interessante, só precisa ser mais explorada;
- Notei uma palavra errada:acessão;
-Outras palavras se repetem muito no mesmo parágrafo.

(NOTA 3,5)

Data: 28-09-2011

De: Ana Beatriz von Sucro

Assunto: Observações

O texto precisa ser justificado e separar e diminuir cada parágrafo.

Data: 28-09-2011

De: Thayane Ribeiro

Assunto: Avaliação

- Justificar o texto e dividir melhor os parágrafos.
- Título e bigode muito bons - já passam a ideia da reportagem.
- Também achei que o fim do texto foi muito opinativo.

Data: 27-09-2011

De: Bruno Menezes

Assunto: Avaliação da Matéria

- O texto ficou cansativo e estéticamente feio.
-Em 2009 o Twitter conquistava sua acessão, ( PALAVRA ERRADA)
- A finalização do texto ficou muito pessoal. Seria interessante ouvir personagens.
-JUSTIFICAR o texto.

NOTA ( 3,5)

Procurar no site

Tags