Índice de desenvolvimento humano na região sudeste

27-10-2011 22:12

Belo Horizonte tem o pior indicador

 

Por Wellington Martins e William Alves

 

De acordo com o ranking publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil), Belo Horizonte tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,839, o que lhe confere o título de e último lugar entre as capitais da região sudeste do país.

 

Coincidentemente a capital de Minas Gerais também ocupa uma quarta colocação, porém, como uma das cidades mais ricas do Brasil, atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

 

Todo esse acúmulo de capital ainda não foi usado para elevar o IDH de Belo Horizonte e assim, elevar a da população em sua totalidade.

 

Nessa disputa sobre quem tem o melhor IDH, Vitória (0,856) e Rio de Janeiro (0,842) levam vantagem sobre Belo Horizonte e São Paulo por serem cidades produtoras de petróleo, o que lhes conferem o direito a receberem royalties sobre a exploração desse recurso natural.

 

Os governos dessas cidades têm aplicado os recursos do petróleo de forma eficiente, o que tem contribuído para o IDH favorável.

 

Clique nas bandeiras e confira o IDH de cada capital:

 


 

O que é

 

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os países desenvolvidos (muito alto desenvolvimento humano), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo).

 

A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos em nível nacional.

 

Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias etc.

 

O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual.

 

Saiba mais:

- Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento

- Entenda o cálculo (portal Terra)

- Ranking mundia l 2010

 

Procurar no site

Tags