IAPI

18-06-2012 11:21

Uma minicidade dentro de BH

 

Por Ana Paula Dias, Andressa Resende e Leonardo Leal

JRM7 - A1

 

A construção do Conjunto Residencial São Cristóvão (IAPI) teve início em 1944, por iniciativa do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, que também idealizou o conjunto arquitetônico da Pampulha. Inaugurado em 1º de maio de 1948, o projeto é do arquiteto White Lírio Martins. Sua área compreende 70 mil metros quadrados, com nove prédios, num total de 928 apartamentos. Comporta uma população de 5.400 moradores, sendo maior que muitos municípios mineiros.

 

JK vislumbrou a construção do conjunto incorporando a verticalização de prédios à cidade, para reduzir problemas habitacionais. Foi o primeiro empreendimento a usar blocos verticais no Brasil. O IAPI também trazia como novidade as pontes flutuantes entre os edifícios, permitindo a circulação entre eles. No conjunto funcionam a Escola Municipal Honorita de Barros, a Paróquia de São Cristóvão e uma quadra esportiva.

 

Por sua importância histórica, social e arquitetônica, o IAPI está inserido na Prefeitura como Área de Diretrizes Especiais (ADE) da Lagoinha. É parte do Patrimônio Histórico e Cultural de Belo Horizonte, pela Lei Orçamentária Municipal 9.668, de 30 de Dezembro de 2008, capítulo XIII, que o tornou parte dos Bens Tombados pelo Patrimônio Histórico Municipal.

 

 

 

 

 

Procurar no site

Tags