Humano ou demônio: a desconstrução de Hitler

19-04-2012 21:53

Filme relata os momentos finais do ditador Adolf Hitler, em que contextualiza sua relação com seus subordinados e parentes

 

Cristiano Pereira Souto- JRN7

crissouto_8@yahoo.com.br

Imagine se algum dia, você descobrisse que o ditador alemão, Adolf Hitler, um dos mais perversos personagens sanguinários da nossa história apreciasse chocolate, gostasse de crianças, tivesse cachorros de estimação e fosse um galanteador com as mulheres em seus olhares.

Ficou abismado? Este é hitler retratado no filme “A Queda- As últimas horas de Hitler”, uma obra do diretor Oliver Hirschbiegel, baseada no documentário  (Eu Fui a Secretária de Hitler), em que Traudl Junge fala da sua história vivida como secretária, nos últimos momentos de vida do ditador.

 

 Traudl Junge (22 anos) de Munique é escolhida entre várias candidatas ao cargo de secretária de Hitler. Em 20 de abril de 1945, agora confinado em seu 'bunker', Adolf Hitler completa 56 anos de idade.

 

 O Exército Vermelho inicia o cerco final à Berlim, avançando em direção ao centro da cidade em meio aos escombros e a artilharia. Eram mais de dois milhões de soldados russos contra cerca de cem mil nazistas, boa parte deles formada por crianças e jovens recrutados na última hora.

 No 'bunker', ao lado de sua companheira Eva Braun e de alguns de seus assessores mais próximos, o Fuhrer aposta suas últimas fichas no regime por ele instalado no país. Assim, insistindo em arrastar para a sua própria tragédia à população de Berlim, dispensa os conselhos do Comandante da SS e da Gestapo, Heinrich Himmler, de fazer um acordo político com os aliados, para minimizar as consequências da ocupação soviética e evitar as enormes baixas de civis em um combate sem sentido. Quando, finalmente, a situação se torna insustentável, ele chama sua secretária, Traudl Junge, para datilografar seu testamento, por ele ditado.

 

 Em seguida, numa pequena cerimônia, ele se casa com Eva Braun, prepara o suicídio dos dois e ordena a um dos seus comandados para queimar seus cadáveres a fim de que os mesmos não venham cair nas mãos dos aliados. Era 30 de abril de 1945.

 

 Seguindo os passos de Hitler e Eva, Magda Goebbels, seda os seus seis filhos pequenos e os mata, um por um, com cápsulas de cianureto, por não admitir que eles venham a viver num mundo sem o nacional-socialismo.

 

O filme propôs contextualizar o lado humano de um ditador que ficou marcado na história por suas atrocidades contra judeus e outros, que ele considerava expugnados.

 

Hitler tinha família; filha, esposa, cunhado e netos, e com eles seus principais aliados, o Fuhrer mostrava-se afetivo e carinhoso, descaracterizando o lado demonizador e realçando seu lado humanizador. Se a história convenceu a opinião pública? Assista ao filme e obtenha a resposta.

 

OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST:

 

CURIOSIDADES:

 

Bruno Ganz treinou o sotaque típico de Hitler tendo o auxílio de um jovem ator, que nascera na mesma área em que o líder alemão. Além disto o ator estudou o comportamento de pacientes que sofriam do mal de Parkinson em um hospital suíço, ainda antes do início das filmagens.

Dizem por aí, que A queda! As últimas horas de Hitler (Der Untergang, 2004) é um filme que humaniza o ditador alemão. Logo na primeira cena, uma fila de jovens chega ao Quartel General de Hitler, conhecido como Toca do Lobo, em Rastenburg, na Prússia Oriental. Na narração em off, tirada do documentário Eu fui a secretária de Hitler (2002), Traudl Junge conta que estava ali para uma entrevista de emprego para secretária pessoal do Führer e que se motivava mais pela curiosidade de conhecê-lo do que por qualquer razão política. A jovem de Munique, que à época tinha seus 22 anos, é escolhida e vai para a sala fazer um teste. Nervosa, não consegue datilografar uma só palavra corretamente. Ao perceber que algo estava errado, Adolf diz, vamos tentar mais uma vez.

 

FICHA TÉCNICA:

 

Diretor: Oliver Hirschbiegel
Elenco: Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara, Corinna Harfouch, Ulrich Matthes, Juliane Köhler, Heino Ferch, Christian Berkel, Matthias Habich, Thomas Kretschmann, Michael Mendl, André Hennicke, Ulrich Noethen, Birgit Minichmayr.
Produção: Bernd Eichinger
Roteiro: Bernd Eichinger, baseado em livros de Joachim Fest, Traudl Junge e Melissa Müller
Fotografia: Rainer Klausmann
Trilha Sonora: Stephan Zacharias
Duração: 150 min.
Ano: 2004
País: Alemanha/ Itália
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Europa Filmes
Estúdio: Constantin Film Produktion

 
 

 

   SAIBA MAIS:

 

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-58349/creditos/

 

https://www.65anosdecinema.pro.br/2242-A_QUEDA_-_AS_ULTIMAS_HORAS_DE_HITLER_(2004)

 

https://www.cinemaemcena.com.br/plus/modulos/filme/ver.php?cdfilme=4275

 

LEIA TAMBÉM:

 

https://www.cineplayers.com/critica.php?id=483

 

https://oblogdozarko.wordpress.com/2009/12/27/a-queda-as-ultimas-horas-de-hitler/

 

https://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=443

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    

 

 

A galeria de fotos está vazia.

Tópico: Humano ou demônio: a desconstrução de Hitler

Data: 29-04-2012

De: Lorena

Assunto: Correção

Oi Cristiano,

O texto ficou legal, mas há alguns erros na publicação da sua AIA que precisam ser corrigidos:

- O texto não deve vir em italico
- No terceiro parágrafo, retirar a crase de "inicia o cerco final à Berlim"
- Inserir crase em "à artilharia"
- Retirar crase de "tragédia à população de Berlim"
- Há diferença de fontes nas curiosidades
- As curiosidades devem vir em formato de tópicos para facilitar a leitura
- Refazer os links de acordo com o passo-a-passo em www.convergencia.jor.br
- Acrescentar uma opção neutra à enquete, por exemplo, "não tenho opinião sobre o assunto" ou "nenhuma das opções anteriores"

Abraço,

Lorena

Procurar no site

Tags