Guerra ao Terror

20-10-2010 08:47

Filmes de guerra, com muita ação sempre são sucesso garantido. Mas, o filme “Guerra ao Terror” (The Hurt Locker), superou todas as expectativas, inclusive as da diretora Kathryn Bigelow. Com um orçamento modesto, o filme faturou seis Oscar em 2010, desbancando o favorito “Avatar”. 

“Guerra ao Terror” conta como foram os últimos 36 dias de uma equipe encarregada de desarmar bombas no Iraque. A partir da ótica de William James (Jeremy Renner) um Sargento do Exército Norte-Americano que é especialista em desarmar bombas. O filme atende às expectativas, principalmente pela narrativa.
 
O espectador fica grudado na poltrona, e as duas horas de filme se passam sem que se perceba. O espectador pode ficar surpreso com a abordagem. No filme fica evidente o fato de que soldados bebem muito quando estão em atividade, e até mesmo em batalha. A bebida parece ser combustível e atenuante da dor pela distância da família. 

Uma cena especial do filme é o momento em que Will volta para a casa, mas, não se sente bem em seu lar. Logo que é chamado novamente para o combate não exita e volta para fazer o que faz melhor e se sente bem, desarmar bombas. Outro momento interessante do filme é a hora que o Sargento Will, em uma missão encontra um garoto morto, cheio de explosivos. Ali ele se vê um uma situação delicada. 

O filme se passa em grande maioria em áreas abertas, e abusa das câmeras soltas, hora parece estar no ombro do cinegrafista e hora em traveling, o que permite que o espectador se sinta “dentro do filme”, lembrando o filme “ O Resgate do Soldado Ryan”. Apesar de serem estilos completamente diferentes, pelo fato de que a maioria das locações serem em locais abertos, é fácil fazer uma relação com os filmes Westerns Spaguetti, popularmente conhecidos no Brasil como filmes de Bang Bang. Os Westerns Spaguetti, usavam muito as locações em lugares abertos para diminuir os custos. O filme “Guerra ao Terror” teve um orçamento bem modesto se comparado ao de seu concorrente, “Avatar”. “Guerra ao Terror” ganhou seis Oscar, incluindo o de melhor direção e melhor filme do ano de 2010.

 

Ouça a crítica em podcast:

GUERRA AO TERROR by guilhermebernardes

Tópico: Guerra ao Terror

Data: 03-11-2010

De: Lorena

Assunto: Correção

Faltou nome

Data: 20-10-2010

De: teste

Assunto: teste

teste

Procurar no site

Tags