
Filme de maior bilheteria no Brasil: Tropa de Elite 2 - O inimigo agora é outro
Filme nacional recebe premiações e revela sua trama sob um olhar policial
Nayane Barros Hilário JRN7A
nany_hilario@gmail.com
Entrou em cartaz em 2010 o filme que levaria cerca de 11 milhões de expectadores aos cinemas, Tropa de Elite 2, O inimigo agora é outro. O longa-metragem foi indicado ao Oscar em 2011, como melhor filme estrangeiro. No Brasil, se consagrou como o recordista de bilheteria do século, passando o filme Dona Flor e seus Dois maridos.
O enredo se constrói representando a realidade das favelas do Rio de Janeiro, com tráfico de drogas acentuado, conflitos, atuação de milícia, envolvimento de parlamentares e policiais corruptos e atuação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
No início do filme mostram cenas em que o carro do capitão Nascimento (Wagner Moura), é alvejado por um grupo de homens que o observavam ao sair do Hospital. Um flashback se inicia com narrações do próprio personagem explicando como a história se transcorreu até aquele ponto.
Há quatro anos antes, quando a divisão do BOPE era comandada por Nascimento e Mathias (André Ramiro), o batalhão foi convocado para controlar a rebelião no presídio de Bangu I. O detento Beira (Seu Jorge) encabeciou as manifestações e conseguiu assassinar seus adversários com a facilitação dos agentes penitenciários.
Com a situação fora de controle, o professor de história e membro de uma ONG que defende os Direitos Humanos Diogo Fraga (Irandhir Santos), foi acionado para negociar a rendição dos presos e libertação dos inocentes. Em um ato precipitado Mathias adentra na área comandada por Beirada, e como consequência Fraga se torna refém.
As vidas de Mathias e Nascimento tomam novo rumo a partir desse dia de confusões. Mesmo depois matar Beirada, Mathias se torna bode expiatório e é expulso do BOPE. Já Nascimento foi visto como herói do povo e nomeado a Subsecretário de Inteligência.
Agora com novo cargo, o ex-capitão adquire poderes para reestruturar o BOPE e combater o tráfico de entorpecentes das favelas da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Prender e matar várias pessoas chave da criminalidade na região abriu as portas para o início da máfia das milícias. Policiais e representantes da política do Rio começaram a tomar conta das favelas.
Uma brigada de conveniências se formou por se tratar de ano eleitoral. Mathias, de volta a corporação por iniciativa dos políticos corruptos desempenha bons trabalhos na liderança da corporação, mas por querer entender o que se passa por trás das operações é assassinado.
A morte do amigo e um roubo de armas ainda não desvendado faz com que Nascimento encare os fatos como um problema pessoal e este é o ápice da trama que rendeu ao ator Wagner Moura, em 2011, o prêmio de melhor ator no cinema brasileiro entre outros destaques.
CURIOSIDADES:
- Tropa de Elite custou R$ 18 milhões. Um dos invertimentos de produção foi a compra de uma Blazer branca, placa LCS 2936, que nos oito meses anteriores já tinha histórico de 18 infrações por excesso de velocidade. O total das multas pendentes, que não foram pagas pela produção, era de R$ 1.700.
- A sequência do cavalo de pau foi gravada durante duas madrugadas, em Niterói. Como precisava de iluminação forte, a produção trocou as lâmpadas de 20 postes, além de contar com a ajuda de um refletor instalado a 30 metros de altura.
- Para a cena da invasão do morro Santa Marta foram usados 100 figurantes, três camburões, um caverião e dois helicópteros. A cena foi tão realista que muitos dos moradores acreditara tratar-se de uma ação do BOPE.
FICHA TÉCNICA:
Diretor: José Padilha
Elenco: Wagner Moura, Maria Ribeiro, Irandhir Santos, André Ramiro, Seu Jorge, Milhem Cortaz, Sandro Rocha, Emilio Orciollo Netto.
Produção: Marcos Prado, José Padilha
Roteiro: José Padilha, Bráulio Mantovani, Rodrigo Pimentel
Fotografia: Lula Carvalho
Trilha Sonora: Pedro Bromfman
Duração: 118 min.
Ano: 2010
País: Brasil
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Zazen Produções Audiovisuais
Estúdio: Zazen Produções / Riofilme / Globo Filmes / Feijão Filmes
Classificação: 16 anos
SAIBA MAIS
- Site oficial do filme Tropa de Elite 2
- Site oficial do filme Tropa de Elite
- Conheça o diretor José Padilha
LEIA TAMBÉM:
- Veja a crítica sobre as premiações no G1
- Veja a crítica do filme no omelte
- Veja a crítica do filme na Revista Época
Tags
Questionário
O que justificaria o recorde de público no filme Tropa de Elite?
O brasileiro se viu bem representado nos cinemas (6)
A sociedade quis ver de perto a justiça ser feita contra os bandidos (8)
A produção investiu pesado nas campanhas de marketing na mídia (7)
Depois de ver o primeiro filme a expectativa aumentou (8)
Total de votos: 29