Dois Dias em Paris - Dois Mundos em Conflito

27-10-2010 10:15

Wesley Melo - JRM7

 

Depois de percorrer um longo caminho como atriz (desde 1990), Julie Delpy se aventura na arte da escrita, roteiro, música, edição e direção, não se esquecendo que ela também atua neste filme como atriz principal.
 

Fazendo uso de sua nacionalidade francesa, bem como de sua participação em filmes europeus e americanos, Julie construiu um vasto repertório conceitual, capacitando seu trânsito entre os dois mundos mais influentes do cinema mundial.
 

Poderiam ser três ou quatro dias em Paris. “Dois dias” remete a duas pessoas, duas origens, dois padrões de comportamento, duas visões de mundo completamente diferentes. Jack (Adam Goldberg) decorador de interiores, hipocondríaco, americano, vive maritalmente a dois anos com Marion(Julie Delpy), fotógrafa, francesa. Tentando reacender o relacionamento, decidem passar alguns dias viajando pela Europa e passar dois dias em Paris, na casa dos pais da francesa.
 

O filme se desenvolve com uma narrativa de Marion, algumas vezes cansativa pelas idas e vindas no tempo. A idéia central da trama se fixa nas dificuldades para a manutenção de uma relação de um homem e uma mulher, de culturas diferentes. Jack, se vê num país que não conhece, ouvindo uma língua que não entende e se surpreende a cada momento com novidades. Fica assustado com o modo de vida extravagante dos pais de sua amada, que respiram “sexo” naturalmente nos diálogos do dia a dia e se irrita com a sucessão de fatos que vão descortinando o passado sexual nada discreto de sua namorada.
 

A obra se propõe a ser uma comédia romântica, mas são inegáveis as pitadas de besteirol americano encontradas no decorrer do filme. Delpy, apesar de conduzir uma história interessante, deixa transparecer as marcas de sua pouca experiência com direção cinematográfica. No roteiro surgem “do nada” alguns parêntesis, onde causas humanitárias, como racismo e pedofilia se mostram completamente fora do contexto da película.

Adam Goldberg surpreende com uma ótima interpretação. Seu personagem, que está sempre acuado, indefeso se mete em enrascadas pela falta de conhecimento do idioma.
 

Em resumo, o trabalho não é uma grande produção. O fato do acúmulo de funções pode ter interferido no resultado do filme de Julie Delpy. Inegável também são alguns momentos inteligentes e engraçados que fazem jus ao investimento de tempo que você vai empregar assistindo aos seus 96 minutos de comédia romântica.

 

 

Ouça a crítica em podcast

 

 

 

 

Curiosidades:

Os atores que interpretam os pais de Marion no filme são Marie Pillet e Albert Delpy, que são os pais de Julie Delpy na vida real. Ficha Técnica:

Título original:2 Days in Paris

gênero:Comédia Romântica

duração:01 hs 36 min

ano de lançamento:2007

site oficial:https://www.2daysinparisthefilm.com/

estúdio:Back Up Media / Rézo Films / Polaris Films / 3L Filmproduktion / Tempête Sous un Crâne

distribuidora:Samuel Goldwyn Films / Focus Filmes

• direção: Julie Delpy

roteiro:Julie Delpy

produção:Christopher Mazodier e Thierry Potok

música:Julie Delpy

fotografia:Lubomir Bakchev

direção de arte:Barbara Marc

figurino:Stéphane Rollot

edição:Julie Delpy

 

Saiba Mais:

Site Oficial do filme www.2daysinparisthefilm.com/

Entrevista com a diretora : www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,atriz-francesa-julie-delpy-fala-de-2-dias-em-paris,139845,0.htm

 

Leia também:

Crítica de Geo Euzébio no site cineplayers :www.cineplayers.com/critica.php?id=1275

Crítica de Vinícius Vieira: www.cranik.com/filme_2diasemparis.html

Tópico: Dois Dias em Paris - Dois Mundos em Conflito - Relacionar-se com uma pessoa de outra cultura pode ser dificil?

Data: 28-10-2010

De: Lorena

Assunto: Sem identificação

Prova não corrigida. Sem identificação.

Procurar no site

Tags

Questionário

Voce tem costume de assistir filmes europeus?

Sim (4)
36%

Não (4)
36%

De vez em quando (3)
27%

Total de votos: 11