Dilemas e alegrias do Palhaço

19-04-2012 21:11

A história de pessoas comuns que têm sonhos que vão além do picadeiro

Por Matheus Baldi - JRN7
 

 

 "O palhaço, o filme” mostra como é a vida diária de integrantes de um circo que viaja pelas cidades do interior, pessoas simples que se tornam verdadeiras estrelas quando o espetáculo começa. Benjamim e Valdemar, são personagens que formam a fabulosa dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue.

 

 O eixo central da história gira em torno dos outros sonhos que existem além do picadeiro, como por exemplo, a busca por um romance pelo Palhaço Pangaré interpretado por Selton Mello. O palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência e que vive pelas estradas na companhia da divertida trupe do Circo Esperança e que em uma das suas apresentações no circo, conhece Ana, uma moça que assiste à apresentação e que depois do espetáculo vai atrás dele, porém ele a trata com indiferença.

 

Depois de uma conversa com Tonha, personagem vivida por Fabiana Carla e com uma confusão envolvendo seus colegas de circo, Benjamin se vê deslocado e abandona a trupe às lagrimas e decide ir atrás de Ana, que lhe deu o endereço, mas quando chega lá, descobre que a moça está casada. Então, ele decide tirar sua carteira de identidade e arrumar um emprego. Porém, ele continua angustiado e descobre que não era essa vida que ele procurava. Em uma de suas falas ele resume esse sofrimento. “O Gato Bebe Leite, O Rato come queijo, e eu, sou Palhaço”.

 

A fotografia é belíssima, e conta um cenário típico do interior do Brasil desde o sertão nordestino até os pacatos vilarejos do interior de Minas. O filme é o segundo em que Selton Mello também foi roteirista e diretor.

 

O longa-metragem foi patrocinado por importantes entidades públicas como o Governo de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Paulínia e o FINEP, Financiadora de Estudos e Projetos, além de ter contado com importantes patrocinadores do setor privado como Toyota, AMBEV, Oi, Adidas, Santander, MRS Logística, SEM, e apoio cultural da Azul Linhas Aéreas, Delphi e Oi Futuro para ser filmado e conseguir chegar às grandes salas de cinema do Brasil.

 

OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST:

 

SAIBA MAIS:  

 

FICHA TÉCNICA

Diretor: Selton Mello

Elenco: Selton Mello, Paulo José, Giselle Indrid, Larissa Manoela, Teuda Bara, Erom Cordeiro, Cadu Fávero, Maíra Chasseraux, Thogun, Hossen Minussi, Alamo Facó, Tony tonelada, Bruna Chiaradia, Renato Macedo

Produção: Vânia Catani

Roteiro: Selton Mello, Marcelo Vindicatto

Fotografia: Adrian Teijido

Trilha Sonora: Plínio Profeta

Duração: 90 min.

Ano: 2011

País: Brasil

Gênero: Comédia

Distribuidora: Imagem Filmes

Estúdio: Bananeira Filmes

Classificação: 10 anos

 

CURIOSIDADE:

  

 

De acordo com o colunista Ancelmo Gois, do jornal Diário de S.Paulo, o filme O Palhaço atingiu a marca de mais de um milhão de espectadores em novembro de 20011, o que garantiu que ele entrasse no time de produções bem-sucedidas no cinema nacional.

 

LINKS:

 Site Oficial .  

 Entrevista de Selton Mello ao G1.

 “O Palhaço” abre 39º Festival de Gramado.

 

 

Procurar no site

Tags

Questionário

Neste filme, você acha que o melhor desempenho de Selton Mello foi como:

Ator (7)
41%

Roteirista (5)
29%

Diretor (5)
29%

Total de votos: 17

A galeria de fotos está vazia.

Tópico: Dilemas e alegrias do Palhaço

Data: 01-05-2012

De: Lorena

Assunto: Correção

Matheus,

O Podcast ficou ótimo, mas o seu texto precisa de revisão. No segundo parágrafo, você tem uma frase de quatro linhas e repete "e que" três vezes.

O terceiro parágrafo também precisa ser quebrado, para facilitar a leitura em tela, conforme vimos em sala.

O padrão de edição solicitado, pedia a inserção de SAIBA MAIS e LEIA TAMBÉM.

Abraço,


Lorena