
Dilemas e alegrias do Palhaço
A história de pessoas comuns que têm sonhos que vão além do picadeiro
Por Matheus Baldi - JRN7
"O palhaço, o filme” mostra como é a vida diária de integrantes de um circo que viaja pelas cidades do interior, pessoas simples que se tornam verdadeiras estrelas quando o espetáculo começa. Benjamim e Valdemar, são personagens que formam a fabulosa dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue.
O eixo central da história gira em torno dos outros sonhos que existem além do picadeiro, como por exemplo, a busca por um romance pelo Palhaço Pangaré interpretado por Selton Mello. O palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência e que vive pelas estradas na companhia da divertida trupe do Circo Esperança e que em uma das suas apresentações no circo, conhece Ana, uma moça que assiste à apresentação e que depois do espetáculo vai atrás dele, porém ele a trata com indiferença.
Depois de uma conversa com Tonha, personagem vivida por Fabiana Carla e com uma confusão envolvendo seus colegas de circo, Benjamin se vê deslocado e abandona a trupe às lagrimas e decide ir atrás de Ana, que lhe deu o endereço, mas quando chega lá, descobre que a moça está casada. Então, ele decide tirar sua carteira de identidade e arrumar um emprego. Porém, ele continua angustiado e descobre que não era essa vida que ele procurava. Em uma de suas falas ele resume esse sofrimento. “O Gato Bebe Leite, O Rato come queijo, e eu, sou Palhaço”.
A fotografia é belíssima, e conta um cenário típico do interior do Brasil desde o sertão nordestino até os pacatos vilarejos do interior de Minas. O filme é o segundo em que Selton Mello também foi roteirista e diretor.
O longa-metragem foi patrocinado por importantes entidades públicas como o Governo de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Paulínia e o FINEP, Financiadora de Estudos e Projetos, além de ter contado com importantes patrocinadores do setor privado como Toyota, AMBEV, Oi, Adidas, Santander, MRS Logística, SEM, e apoio cultural da Azul Linhas Aéreas, Delphi e Oi Futuro para ser filmado e conseguir chegar às grandes salas de cinema do Brasil.
OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST:
SAIBA MAIS:
FICHA TÉCNICA
Diretor: Selton Mello
Elenco: Selton Mello, Paulo José, Giselle Indrid, Larissa Manoela, Teuda Bara, Erom Cordeiro, Cadu Fávero, Maíra Chasseraux, Thogun, Hossen Minussi, Alamo Facó, Tony tonelada, Bruna Chiaradia, Renato Macedo
Produção: Vânia Catani
Roteiro: Selton Mello, Marcelo Vindicatto
Fotografia: Adrian Teijido
Trilha Sonora: Plínio Profeta
Duração: 90 min.
Ano: 2011
País: Brasil
Gênero: Comédia
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Bananeira Filmes
Classificação: 10 anos
CURIOSIDADE:
De acordo com o colunista Ancelmo Gois, do jornal Diário de S.Paulo, o filme O Palhaço atingiu a marca de mais de um milhão de espectadores em novembro de 20011, o que garantiu que ele entrasse no time de produções bem-sucedidas no cinema nacional.
LINKS:
Entrevista de Selton Mello ao G1.
“O Palhaço” abre 39º Festival de Gramado.
Tags:
Tags
Questionário
Neste filme, você acha que o melhor desempenho de Selton Mello foi como:
Ator (9)
Roteirista (5)
Diretor (5)
Total de votos: 19