
Critica Documentário Senna
A trajetória do maior piloto brasileiro de todos os tempos
Por Guilherme Melo - JRM7 A
guilhermeloureiromelo@gmail.com
O documentário traça a trajetória de Ayrton Senna durante o periodo em que corria de kart até sua morte em 1994. O carisma e a idolatria das pessoas pelo ídolo deixa claro que Ayrton não foi somente um senhor de seu dominio (a Formula 1), mas ele foi um homem que conseguiu levar o amor por seu país dentro de um carro de corrida. O filme mostra cenas de bastidores da Formula 1, discussões entre pilotos e federação quanto a segurança, atitudes a serem tomadas, punições e melhoramentos no esporte. O documentário conta com a participação do francês Alain Prost, o inglês Framk Williams, a irmã de Ayrton, Viviane Senna, e também do chefe e amigo de Senna, Ron Dennis. O filme foi lançado em 2010 no Reino Unido e tem 90 minutos de duração.
Ayrton iniciou sua carreira na Formula 1 em 1984 pela equipe Toleman. Com alguns bons resultados em uma equipe de relevância intermediária no cenário da competição, impressionaram os dirigentes da Lotus. Ele se transferiu para a nova “casa” no ano seguinte. O carro preto com detalhes em dourado deu a Senna a condição de fazer corridas ainda melhores, exemplares para um piloto com apenas 2 anos de profissionalismo. Notava-se então, um certo dom do garoto paulista.
Depois de três anos na equipe Lotus, a McLaren apostou suas fixas em um “dream team” formado pelo campeão mundial Alain Prost, que era até então a sensação da Formula 1, e o brasileiro Ayrton Senna da Silva. Piloto arrojado, sem medo de retirar do carro todo o desempenho de motor, caixa de marcha e até mesmo dos pneus que utilizava. Ayrton participava inclusive da regulagem dos motores para que, ao entrar na pista, estivesse em condições de brigar pela vitória.
A chegada do garoto prodígio despertou no francês e “companheiro” de equipe, Alain Prost, um certo ciume, pois logo em seu primeior ano de equipe, Senna já era campeão do mundo. Na mídia, os dois apareciam juntos por questões de marketing. Mas apartir do segundo ano de Senna como piloto da escuderia, teve inicio uma série de atritos até os dois deixaram de se falar. As intrigas internas foram a causa de um incidente que está entre os mais intrigantes da Formula 1.
Em 1989, os dois estavam separados por apenas um ponto na disputa pelo campeonato mundial de pilotos. Na ultima corrida do ano, Prost bateu em Senna propositalmente para que os dois abandonassem a corrida e assim ele obtivesse o titulo. Mas Senna conseguiou retornar à prova e vencer a corrida, consagrando-se o campeão do mundo. Mas a FIA – Federação Internacional de Automobilismo – puniu o brasileiro com a desclassificação, alegando que ele retornou para a pista por uma via irregular do circuito, dando o campeonato para Prost. No ano seguinte tabela, era semelhante, porém, com Ayrton a um ponto de Prost. No mesmo circuito do Japão, Senna aproveitou uma oportunidade e bateu contra o carro do Francês, vencendo o campeonato. Mas desta vez, o titulo era mesmo seu.
Ficha Técnica
- IMDB
- https://senna.globo.com/portal/indexH.asp
- https://www.grandesfilmes.com.br/2010/09/senna-de-asif-kapadia-2010.html
Leia Mais
- https://www.omelete.com.br/cinema/critica-senna/
- https://www.cinemaqui.com.br/criticas-de-filmes/senna
- https://www.cineplayers.com/critica.php?id=2054
Título original: (Senna)
Lançamento: 2010 (Reino Unido)
Direção: Asif Kapadia
Atores: Alain Prost, Frank Williams, Ron Dennis, Viviane Senna.
Duração: 90 min
Gênero: Documentário
Status: Arquivado
Saiba Mais