Crítica do CD da banda Du Ghettu, por Daniel Ottoni

18-10-2010 19:59

 

 

Dupla carioca nascida em comunidade faz sucesso. Som pesado e letras de reflexão são as marcas registradas.

Daniel Ottoni JRN7 UNIBH

d.ottoni@gmail.com

 

O CD da banda Dughettu condiz bem com a proposta do grupo. Marcante, com um som pesado e letras de reflexão, o grupo busca passar mensagens do que viveram e do que desejam para o futuro. O que sofreram por terem nascido em uma favela carioca é conteúdo obrigatório de muitas faixas, assim como a intenção de mostrar essa verdade e a necessidade por uma mudança já atrasada.

 

Discriminação, desrespeito e ignorância é algo que sempre receberam. Eles foram apenas alguns dos muitos moradores de comunidade que sabem bem a realidade de uma vida sem boas lições. Mas Du Ghettu consegue mostrar na sua música toda a força do povo sem vez, que tem muito para falar. Principalmente para aqueles com condições desfavoráveis, que não costuma ser alvo de nada, além de miséria e sofrimento.

 

O hip hop é o estilo que está no sangue desde a infância. Difícil seria se Marcello Silva e DJ Nino encontrassem um outro estilo de música para ser seu ganha-pão. O que os sustenta, na verdade, é o compromisso em nunca desistir e sempre reclamar, pois ainda há muita coisa errada. Nadam contra a maré, desde sempre. Mas isso nunca foi fator de desânimo. Sabem que é assim desde sempre.

 

Com certeza o povo do gueto se identifica, mas a música e letra são para bem além. São para quem não os vê, nem sente, muito menos pensa. Para os que se lembrar, mas não fazem muito. Para que os que fazem e querem mais. É preciso mostrar a realidade desigual e fazer algo para mudar o quadro. Nada foi confortável, mudanças não são fáceis.

 

A dupla é uma verdadeira representante de todas as comunidades do Rio e do Brasil, que não sabem o que é igualdade. O tratamento vem desde cedo e não há como fugir de uma vontade de mudar tudo, mesmo sendo pequeno demais. Pode-se dizer que a banda Du Ghettu tem o privilégio de levantar o grito dos que somente pedem respeito e um olhar mais humano.

 

As letras de indignação são fruto de uma realidade que vai muito além de protestar. Acreditar em outro mundo é um fator presente, não se pode perder a esperança.

 

Ouça a crítica em podcast 

 

 

Dughettu crítica by Lorena Tárcia
Curiosidades
 

O ator André Ramiro, que atuou em Tropa de Elite, participa da primeira faixa 'Mete o pé na porta'. A letra também é dele

 

A faixa 'Tudo é um risco' conta com a presença de várias crianças cantando

 

Ficha Técnica

 Título - Du Ghettu - É Questão de quê?

Gênero - Hip Hop

 Ano de lançamento 2009

 Produção Executiva - Marcello Silva

 Gravado e Mixado por Plínio Profeta no Estúdio Nagarage RJ

 Masterizado por Ricardo Garcia no Estúdio Magic Master

 Design Gráfico - Marcelo Lamarca
  Fotos JR


Saiba mais


Twitter da banda


 

Perfil no site Palco MP3


Leia também

Texto no site Noticiário Periférico

 

Texto no site Enraizados

 

DJ Nino ganha prêmio

 

 

Tópico: Crítica do CD da banda Du Ghettu

Data: 08-11-2010

De: Lorena

Assunto: Correção

O áudio e a diagramação ficaram com alguns problemas, Daniel. Principalmente a gravação. Não está com boa qualidade. No mais, está ok.

Lorena

Procurar no site

Tags

Questionário

Em qual subúrbio carioca nasceram os integrantes da banda Du Ghettu?

Madureira (4)
40%

Nova Friburgo (3)
30%

Olaria (3)
30%

Total de votos: 10