Consumidor e produtor de conteúdos: o mesmo personagem em várias funções

21-03-2011 21:44

Por Fernando Barcelos

 

Falar em convergência de mídias se tornou algo corriqueiro nos dias atuais. Várias ferramentas alteraram a rotina de produção da notícia e isso consequentemente mudou a forma de agir de toda a coletividade ?? (toda?). As redes sociais assumiram função importante para a definição de novas formas de leitura e receptividade de conteúdos anteriormente consumidos e aceitos de maneira inquestionável.

 

Hoje, as formas de interação entre as pessoas de determinado nicho social se tornou muito mais veloz e instantânea com redes como o Twitter e Facebook. Internautas podem entrar na internet a qualquer momento e criar novas formas de consumo e até mesmo interagir sobre assuntos atuais que sejam de seu interesse sem que ocorra a intervenção de terceiros.

 

Com o avanço tecnológico que vem ocorrendo até mesmo redes sociais já estão “morrendo”. Tudo isso ocorre devido à não inovação de ferramentas, que acaba provocando a migração dos usuários de determinado site para outro que tenha a capacidade de diferenciação esperada. Talvez estejamos entrando em um caminho escuro sem saber onde vamos parar. Grande parte dos usuários de internet acabam se tornando reféns do próprio sistema tecnológico.

 

A busca por novidades e mais novidades pode de alguma maneira tornar as pessoas dependentes de novas técnologias de tal maneira, que não consigam mais viver se ela. A geração de pessoas nascidas nos anos 90, se adptaram e estão aprendendo a conviver com as novas tecnologias conforme a necessidade de sobrevivência.

 

Já a geração que nasceu depois do aperfeiçoamento do sistema operacional Windows 95, do surgimento do Orkut e outros fatos que presenciamos estão de certa forma obrigados a conviver com um mundo mais acelerado, com notícias superficiais, com um acúmulo muito grande de lixo eletrônico depositado nas redes sociais e também com grande parte das informações sendo perdidas em um espaço cibernético que mais parece um grande guarda-roupas que a cada dia que passa precisa ser ampliado para suportar tudo que é armazenado.

 

É preciso saber utilizar de maneira correta todas as mídias disponíveis para que quando solicitados, possamos ser capazes de organizar conteúdos importantes que estão no cenário digital.

 

No mercado jornalistico, se torna necessário cada vez mais saber realizar buscas precisas e inteligentes para não se perder em meio à grande quantidade de arquivos desprezíveis disponíveis na Web.

 

Com a facilidade de acesso às tecnologias de filmagem, fotografia, edição e montagens de blogs e websites, o universo de maillings, RSS, Feeds, Twitadas, publicações em murais de Facebook, disponibilização de vídeos e outras redes sociais estamos sujeitos ao consumo de materiais inúteis.

 

O nundo cibernético está sendo entupido ao longo do tempo e o destino de tudo que é publicado nem sempre é o destaque em redes sociais e o consumo dos internautas. Saber filtar conteúdos é umas das funções mais importantes que deveremos aprender a realizar imediatamente.

 

A inversão de papeis que vem sendo realizada entre produtores e consumidores de conteúdos provocou um conflito entre todos que de alguma maneira estão conectados. De maneira positiva, foi propiciado um nível de interatividade jamais visto.

 

Hoje, podemos participar de programas de rádio por e-mail, ou até mesmo escrever mensagens de texto e concorrer a prêmios na TV, ou quem saber receber as notícias de um portal por RSS e um fato interessante e dar informações sobre o trânsito em rádios sem sequer ser uma fonte de credibilidade.

 

Varias formas de interação foram desenvolvidas e estão sendo aperfeiçoadas para proporcionar aos consumidores que ao mesmo tempo recebem e enviam conteúdos possam se sentir saciados por parecer importantes para a produção de notícias.

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Data: 25-03-2011

De: Assíria

Assunto: Mídias Sociais e Jornalismo

Fernando O tema do seu artigo é muito interessante Estamos tão cheios de informação e de conteúdo na web, que sem um pouco de instrução fica dificíl saber o que realmente é conteúdo de qualidade. Além do mais as mídias socias estão exigindo cada vez mais aprimoramento técnico de seus usuários.
Quanto aos profissionais da área de comunicação, acredito que eles sejam vítima de uma era em que é impossível exercer sua profissão por completo. Sim, por que das empresas vem a exigencia de que ele apresente cada vez mais conteúdo para alimentar a página do site da empresa para qual trabalha.

Ouvi esses dias um professor de direito falando que , nada que jornalista escreve tem fundamento, por que ele está interessado é em dar a notícia e não na informação. Um absurdo!! Afinal de contas, a lei que reje a profissão é a busca por fontes seguras. Mas acho que hoje o profissional tenha muito menos tempo para buscar essa fonte, uma vez que as informaçoes hoje são quase instantâneas. Com essa instantaneidade vem um avalanche de comentários, críticas de pessoas que na realidade se apossaram dessa profissão. E com isso tenho uma pergunta: A cada dia que passa crescem o número de redes sociais, se você entrar em boa parte dos blogs e dos veículos de comunicação lá está um grupo de pessoas comentando e discutindo sobre determinado assunto. Então por favor explique, como as redes sociais estão morrendo? Abraços

Data: 24-03-2011

De: Lorena

Assunto: Mídias Sociais e Jornalismo

Fernando,

Você optou por fazer uma crítica contundente ao conteúdo da web e das mídias sociais. Tudo bem. Mas se não utilizar dados e argumentos bem fundamentados, sua crítica cai no achismo. Também evite generalizar e exagerar: será que a adaptação à internet é mesmo questão de sobrevivência? Será que todas as notícias da web são superficiais?

Além disso, seu texto estava repleto de erros de digitação, concordância e grafia. Isso compromete a sua credibilidade, ainda mais quando pretende um conteúdo polêmico.

Entre os erros mais frequentes ou importantes: dizemos convergência de mídias (e não de mídia, no singular); talvez ( e não talves); tecnologias não tem acento.

Em termos de conteúdo, vamos sempre utilizar um bigode em itálico e inserir um Fórum aos final das publicações.

Minha pergunta pra você: como cidadãos e jornalistas utilizaram e utilizam as mídias sociais nos conflitos recentes no Oriente Médio e na catástrofe do tsunami no Japão.

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