
Conflitos familiares no filme "Meu País"
Conflito familiar. Este é o assunto principal do filme "Meu País".
Ana Carolina Caetano - JRN7
anacarolinacaetano19@yahoo.com.br
O longa traz a história de Marcos (Rodrigo Santoro), um empresário bem-sucedido, casado com a elegante Giulia (Anita Caprioli), que saiu do Brasil cortando laços com a família, deixando para trás seu passado e construiu uma vida pessoal e uma bela carreira na Itália. Ao receber um telefonema descobre que precisa retornar ao seu país, pois seu pai Armando (Paulo José) sofreu um derrame e faleceu.
Ao chegar Marcos se depara com um irmão problemático. Tiago (Cauã Reymond), um playboy que vivia à custa do pai. Festas, drogas e jogos, são elementos que preenchem a vida do caçula. Ao desenrolar da história Marcos percebe que não é possível fugir do passado, e o que era pra ser uma situação difícil, ao ter que encarar o irmão e assumir os negócios da família, fica ainda mais complicado ao conhecer a meia-irmã Manuela (Débora Falabella), uma jovem de 24 anos, que sofre de deficiência intelectual, mas que não precisa mais de atendimento médico e sim de carinho e um ambiente familiar.
"Meu País" mostra que o tempo não é capaz de curar mágoas, que conflitos não deixam de existir com uma simples mudança de país.
Mesmo tendo no elenco belos artistas, o diretor André Ristum não aproveita a beleza já conhecida dos protagonistas. Por muitas vezes a câmera fecha nas mãos, nos olhares perdidos, e em algumas paisagens. Esta investida do diretor faz com que o espectador mergulhe na história. Cada ator consegue dar ao personagem uma feição marcante.
Santoro traz para Marcos um semblante triste, de homem fechado, que por muitas vezes demonstra uma insegurança, um medo de voltar ao passado. O Tiago de Cauã ganha destaque com suas facetas, consegue ser uma pessoa de vida agitada e feliz, em outras situações é agressivo e individualista. Mas nada se compara com a Manuela de Débora Falabella, a atriz mostra sua excelente capacidade de interpretação. O jeito de olhar, de comer, de falar, os gestos e até o jeito de se agachar são marcantes, possui características únicas que a tornam um destaque no enredo.
"Meu País" é um bom filme, mesmo explorando um tema já visto em outros filmes, tem uma história envolvente, que faz com que o espectador consiga de identificar com cenas e situações expostas durante os 90 minutos de duração.
OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST:
CURIOSIDADES
- Primeiro longa-metragem do diretor André Ristum
- Prêmios e Festivais
44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro;
Mostra Competitiva
IV Festival de Cinema de Paulínia;
Mostra Competitiva
FICHA TÉCNICA
Título: Meu País
País: Brasil
Ano: 2011
Gênero: Drama
Direção: André Ristum
Elenco: Rodrigo Santoro, Cauã Reymond, Débora Falabella, Anita Caprioli.
Participação especial: Paulo José
SAIBA MAIS:
LEIA TAMBÉM
Veja a crítica do filme no "Cinema na Rede"
Veja a crítica do filme no "Cineclik"
Tags:
Tags
Questionário
Qual é a melhor cena do filme?
A partida de Marcos para Itália (8)
As brigas entre Tiago e Marcos (8)
O encontro dos dois irmãos com Manuela (6)
Total de votos: 28