Comunicação 3.0: planejamento

05-10-2011 09:08

Por: Yvan Muls

 

A comunicação da web 3.0 exige foco

 

As mídias e redes sociais com suas transformações conceituais mudam o panorama da comunicação contemporânea. Elas criam o mercado digital com uma nova lógica de planejamento, monitoramento e mensuração. Na rede você é o que compartilha e colabora. Neste sentido o jornalista e o jornalismo são partes importantes como produtores e agentes comunicativos de conteúdo. As redes sociais existem desde os primórdios, mas são potencializadas e mediadas pelo computador e é imperativo compreender como gerar resultados neste mundo.

 

Algumas questões devem ser observadas por aqueles que pretendem ou estão inseridos na rede como não levar tudo a sério ou levar para o lado pessoal. Por outro lado é preciso estar preparado para falar abertamente em um ambiente que cada vez mais há menos tabus. Porém, no meio digital com proporções gigantescas também deve-se ter foco. O jornalista para web precisa de uma estratégia, assim como a mídia tradicional. É necessário definir bem o público alvo a que se destina aquilo que quer ser dito. Outro aspecto importante e que vale para as empresas jornalísticas, assim como o próprio jornalista é criar uma cultura social. Nada adianta querer estar por estar. É necessário orientar o uso das redes, praticar e ter uma dinâmica de uso, assim como o que se pretende dela.

 

Uma analogia que podemos fazer é com o marketing digital na era do (.com), denominado 3.0. Ele é orientado para valores, diferente das eras anteriores onde a orientação era para produtos e consumidores. Hoje estes valores são sustentados pelos relacionamentos e clientes ganham status e poder de influência na produção de produtos, serviços e conteúdos. Não é diferente o que os jornalistas e as empresas devem fazer na rede.  A área jornalística digital, assim como o marketing, tem como grande missão a geração conteúdo para uma audiência cada vez mais conectada, estabelecer relacionamento e fidelizá-la. Neste sentido, a máxima de conhecer cada vez mais o perfil de quem se pretende relacionar e qual suas demandas e desejos é verdadeiro e válido para jornalistas das mídias e redes sociais.

 

Saiba mais:

 

Slide sobre marketing em redes sociais

Veja mais sobre estratégias

 Comunicação em Mídias Sociais 

 

Leia mais:

Leia a seguir a íntegra da entrevista com David Carlson, cujos trechos principais foram publicados na edição de outubro de 2010 do Jornal ANJ.

Conferência RIO+20 aposta em mídias sociais para mobilizar jovens de todo o mundo

Folha promove debate sobre papel das mídias sociais na "Primavera Árabe"

 

 


 

 

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