Comida e Buteco: a boemia nunca esteve tão próxima.

27-04-2011 08:51

Tomaz Amâncio

 

 Circuito de bares, restaurantes e choperias levam os mineiros todas as semanas a desfrutarem o melhor da "comida di buteco", regados por cervejas e bebidas diversas. 

 

Região Centro Sul

 

Nos fins de semana as calçadas da região centro-sul de Belo Horizonte fervilham de gente nas mesas, bancos, ou balcões dos bares e restaurantes mais badalados da capital nacional dos butecos. Como não se tem mar, vamos pro bar, esse programa já é mais que conhecido, tradicional e faz parte do cotidiano do belo-horizontino, e os empreendedores não perdem tempo em inovar e cativar as mais diversas clientelas da cidade.

 

Um dos bares temáticos que associa boa culinária ao sabor de torcer para o time do coração, é o bar do Salomão, recanto não só de atleticanos mas de qualquer bom mineiro que curte um bom papo com os amigos e uma cerveja gelada. E qualquer coisa também, caso o time perca o torcedor já está ali para afogar suas mágoas. Pra quem gosta da boa culinária e aquele clima de restaurante mineiro, tradicional bar do Atlético Mineiro é  uma casa é toda decorada com fotos de jogadores, torcedores e ‘camisas retrô’ (de épocas passadas) nas paredes. Além dos jogos do galo, é muito bem recomendado às segundas e quintas-feiras, oferecendo um chorinho muito animado.

 

Descendo um pouco, na região do bairro Anchieta, está a choperia Albano’s, clássica, é um sonho realizado de Albano Cellini, um homem arrojado e que tornou-se proprietário da até então “Confeitaria Pingüim” em Ribeirão Preto, São Paulo. Segundo uma lenda que gira em torno do dono do bar, o Sr. Albano era um “mago” que começou a servir um chopp sem igual na distante Ribeirão Preto. Cremoso e consistente, essa apreciada bebida foi desenvolvida nas versões clara e escura e é uma ótima pedida para acompanhar deliciosos pratos de petiscos.

           

Clube da Esquina 

     

Localizado na Rua Sergipe, 146, o Bar Clube da Esquina fica em um sobrado que abrigou em 1902, a primeira cervejaria de Minas Gerais denominada Rhenânia. Com decoração simples, ambiente muito agradável, claro e amplo o Clube da Esquina rememora às antigas cozinhas de fogão a lenha e que preparam e mantém quente a autêntica comida mineira. O bar já foi freqüentado por celebridades e personalidades políticas como o músico Milton Nascimento, o ex. prefeito de Belo Horizonte Patrus Ananias e Murilo Rubião (escritor, jornalista e político).

 

Feijão tropeiro, tutu, lombo, carne de panela estão entre as delícias que são servidas, principalmente nos finais de semana. Antigamente o “Clube da Esquina” chamava-se “Bar da Esquina” que funcionava em um sobrado na esquina da Sergipe com Timbiras, posteriormente se transformou em um armazém de secos e molhados. Voltou à atividade em 1959 ficando firme até 1990, quando entrou em decadência.

 

O ator e músico, Marcelo Galery, dono do esabelecimento entre os anos de 1980 e 83, readiquiriu o imóvel em 1993 e investiu na recuperação da estrutura e arquitetura do sobrado. Para conferir um ar nostálgico, que remetesse a Belo Horzionte do começo do século XX, a fachada do bar foi restaurada e o ambiente interno foi decorado como as antigas cantinas de fogão á lenha. "Quando comprei da segunda vez parecia um "buteco copo sujo", fizemos a reforma da fachada e do interior para renovar o ambiente", completa Marcelo, que se inspirou nas fachadas de um dos bairros boêmios de Paris, o Quartier Latin. O Clube da Esquina participou do evento Comida di Buteco em 2002, com o prato ‘Carne de panela Manoel Sapateiro’. 

                                                                                                                                                                                                  

O bar Clube da Esquina reúne história e boa culinária em um típico 

ambiente mineiro.                                                                                                         

 

Muita cadeira para pouca calçada

  

Belo Horizonte entrou para o RankingBrasil como a capital brasileira que tem o maior número de bares, barzinhos e restaurantes, ao todo são contabilizados aproximadamente 50.000 estabelecimentos comerciais de alimentação, segundo dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), desse total cerca de 12.000 são bares, cafés, butiquins e afins. Esses estabelecimentos ocupam espaços geralmente situados em bairros residênciais, o que pode acabar gerando mal estar para os moradores da região. Seja pela Lei do Silêncio ou pela Lei de uso e ocupação do solo esse tipo diversão pode ser tolhida. A Lei do Silêncio que impõem um limite a emissão de ruídos na cidade a partir das 22h e, a do solo, se aplicada nos próximos anos poderá atingir a maioria dos estabelecimentos em processo de obtenção ou renovação de alvará. 

  

Para melhor estabelecer uma convivência entre comerciantes, clientes e moradores, são criados os mecanismos de regulação urbana e o código de posturas municipal. A harmonia na convivência na cidade depene de acordos firmados entre ambas as partes, mas que devem respeitar os limites do outro, os donos de bares e restaurantes podem entrar em acordo com os vizinhos de bairro para uma boa convivência. "Temos visto excelentes exemplos na cidade. Já os que não estão em vias residenciais devem, em primeiro lugar, conhecer a legislação e saber o que é permitido ou não" - diz Lucas Pêgo, Diretor Executivo da Abrsel MG - "Poucos sabem que a utilização de mesas e cadeiras nas calçadas poderá exceder a testada do imóvel correspondente ao estabelecimento se contar com a anuência do vizinho lateral", explica Lucas.  

 

A lei 7166/96 (de uso e ocupação do solo) foi alterada em 2009 e se promulgada vai obrigar a retirada das mesas e cadeiras de bares em vias residenciais. Os estabelecimentos poderão ter que se adequar a novas regras municipais e podem ter sua freguesia ou parte dos lucros comprometidos. Mas mesmo assim os donos de bares e restaurantes acreditam no bom senso e na solução consciênte para o problema. "A lei pode descaracterizar um aspecto cultural da cidade, pois em termo de diversão e confraternização o bar é um lugar de convivência, de amigos para conversar, beber e comer bons pratos" coloca Marcelo Galery proprietário do Clube da Esquina.

 

Mais informações sobre os bares de BH:

 

comidadibuteco – site oficial do evento, reúne as edições anteriores, informações dos bares participantes e pratos vencedores.

soubh – site que dá dicas de baladas, registra eventos e reúne uma lista bem completa de bares e restaurantes da capital.

uaidivirtase – portal do jornal Estado de Minas, também reúne dicas interessantes e serviço dos principais bares de Belo Horizonte. 

guiabh: guia dos melhores estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte.

 

 


Visualizar Buteco BH em um mapa maior

Tópico: Comida e Buteco: a boêmia nunca esteve tão próxima.

Não foram encontrados comentários.

Procurar no site

Tags