Comida di Buteco usa redes sociais para a edição 2011 do concurso

11-04-2011 20:17

 

Intenção dos organizadores é facilitar o acesso das pessoas aos bares

 

 

Por Isabela Araújo e Lucas Catta Prêta

 

 

 

O festival gastronômico Comida di Buteco decidiu, em 2011, apostar em uma rede social um tanto quanto inédita para o festival : o Google Maps. Enquanto a maioria das marcas promove interação entre seus usuários por Twitter e pelo Facebook, a empresa decidiu ir além e fomentar o diálogo também através dos mapas do Google.

 

O evento, que teve início em Belo Horizonte há doze anos, consiste em avaliar pratos servidos em bares e em 2011 acontecerá em 15 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia, Manaus, Belém, Fortaleza, Montes Claros, Ipatinga, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Uberlândia e Campinas. Ao todo, serão 386 estabelecimentos participantes, cada um apresentando um prato que será posto a voto popular durante 30 dias. Ao final de um mês, todas as cédulas de votação são avaliadas pelo Vox Populi e é divulgado o melhor bar de cada cidade.

 

Já bastante popular em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, o festival possui presença expressiva na internet através do Twitter e do Facebook desde o início de 2010. Durante todo o ano são divulgadas notícias e conteúdo relacionado os canais também servem como Serviço de Atendimento ao Consumidor, sanando dúvidas de seu público.

 

“No concurso do ano passado percebemos que grande parte das dúvidas do público era, de alguma forma, ligada à localização dos bares. Alguns queriam saber como chegar, outros queriam saber quais eram os estabelecimentos participantes mais próximos de suas casas. Então decidimos investir no Google Maps. Como são 386 bares pelo Brasil, fica bem mais fácil interagirmos pelo próprio Google do que criarmos uma explicação de como chegar em cada página de cada bar no site institucional.” explica Roberta Rocha, gerente de projetos da empresa Aorta Mobile, responsável pela comunicação online do evento.

 

Além de se localizar, os usuários também vão poder interagir com o evento e uns com os outros através dos mapas; basta escreverem sua opinião nas resenhas sobre os locais, serviço disponibilizado pelo próprio Google. “É uma estratégia arriscada, pois estamos abrindo ao público a oportunidade de falarem publicamente o que quiserem sobre os bares participantes, mas confiamos na qualidade dos estabelecimentos do nosso concurso”, afirma Flávia Rocha, empresária e dona da marca Comida di Buteco.

 

“Eu acho a iniciativa ótima. Estou na rua, sem saber pra onde ir, pego meu celular, encontro o bar mais próximo de onde eu estiver e vou pra lá. E ainda tem a vantagem de ler o que outras pessoas já escreveram sobre o lugar. De repente alguém acabou de postar que o local está lotado. Não preciso nem perder tempo indo até lá, já busco o próximo”. Foi o que disse Luis Carlos, freqüentador do festival há cinco anos.

 

Inovação e ousadia como característica é o que parece ditar as estratégias da marca. Independente do resultado da ação, é preciso reconhecer de forma positiva a iniciativa de comunicação e interação do Comida di Buteco.

 

 


Visualizar Vencedores do 'Comida di Buteco' 2006-2010 em um mapa maior

 

Saiba mais:

Site oficial do Comida di Buteco 2011

'Comida di Buteco' em BH faz homenagem ao Vale do Jequitinhonha

Comida di Buteco começa em abril com lista de 11 ingredientes


Procurar no site

Tags