Com o crescimento das mídias sociais será o fim do jornal impresso

19-05-2004 02:19

 Por Julia Venuto

 

 Com o crescimento da mídia social será o fim do jornal impresso?

Jamais tivemos em mãos em cerca de segundos tantas informações. E o que norteia sempre uma grande discussão no meio jornalístico. Com este advento exacerbado das mídias sociais o jornalismo impresso acabará? Arrisco-me em dizer que não sendo que as discussões na web começam por uma notícia saída da imprensa comum. Não se sabe de onde vem nem para onde vai a informação só se sabe que vivem em circulação a todo o momento. Mas é claro que o que acontecerá é uma mudança no formato do jornal impresso, ele deve se adaptar a estas novas tendências, assim como foi com o rádio quando surgiu a televisão.

As informações e seu maior fluxo só aumentam com o diálogo entre usuários e o processo de divulgação da notícia. Com o crescimento das mídias sociais novas oportunidades surgiram, mas juntamente desafios, há informações novas e relevantes postados no twitter, nos blogs, cria-se comunidades no Orkut, postadas via facebook. Apesar disso há jornalistas que perderam seu emprego por informações mal interpretadas. Uma pesquisa global realizada pela CNN feita com 2.300 consumidores revelou 43% das notícias são compartilhadas através da mídia social. E-mail vem em segundo lugar, com 30%. SMS foi o terceiro (15%), seguido de mensagens instantâneas (12%). Disponível no site: https://www.midiassociais.net/2010/10/43-das-noticias-on-line-sao-compartilhadas-nas-midias-sociais/.

Seria importante que os jornais impressos tivessem também sua versão on-line e começa-se a pensar em interagir nessas ferramentas da mídia social, ele de alguma forma precisa-se agrupar a novas tecnologias vejo isso como uma forma de mantê-lo em vigor, mas está discussão nunca terá fim. 

Procurar no site

Tags

Crie o seu site grátis Webnode