Coco Chanel não encantou nos cinemas, como nas passarelas

20-10-2010 08:43

 

 

A prodrução retrata a vida da polêmica estilista francesa Coco Chanel, antes de alcançar a fama. A obra foi considerada por muitos críticos um comercial de 110 minutos. 

 

Antes de falar de Coco antes de Chanel (título original Coco avant Chanel, 2009) é necessário esclarecer alguns pontos sobre o gênero cinematográfico, no qual está inserido. A produção enquadra-se no gênero de biografias cinematográficas ou biopic's em inglês. Para quem nunca tinha ouvido falar da expressão biopic`s é a junção das palavras inglesas "biography" e "pictures.” Esse gênero é uma sub-divisão do drama e do épico e, normalmente, retrata a vida de uma pessoa ou grupo que se tornaram importantes para a história mundial por ações, ideias ou descobertas.


A biografia cinematográfica é um gênero que sempre agradou aos diretores e produtores de cinema. A primeira biopic foi rodada em 1899 por George Melis, o filme era Jeanne D'Arc, que obviamente retratava a história da heroína e mártir francesa Joana Darc. Vale destacar também que as biografias cinematográficas diferem e muito dos documentários. Elas não têm compromisso de retratar a história da personagem ou personagens com exatidão. Algumas biopic`s optam por uma narrativa horizontal, retratam toda a vida da pessoa, buscando atores que se pareçam fisicamente com a personagem, como ocorreu nas produções Ray (2004) e Malcolm X (1992). Outras adaptações preferem uma abordagem mais vertical, optam por narrar apenas um período da vida da personalidade, bem como concedem aos atores autonomia para criar sua própria personagem, como é o caso da produção De volta a terra do nunca (2004).  

No caso de Coco antes de Chanel, a diretora francesa Anne Fontaine optou por retratar apenas uma parte da vida da estilista francesa. A história começa no momento em que Grabiele (verdadeiro nome da estilista) é abandonada pelo pai, junto com a irmã em um orfanato no interior da França. Após, a narrativa dá um salto para o início da vida adulta de Coco até o momento em que começa a alcançar a fama em Paris. Mesmo optando por não retratar toda a vida de Coco o filme não pode ser considerado uma biografia vertical, uma vez que a caracterização da atriz Audrey Tautou, bem como o próprio ritmo da narrativa lenta e respeitando a ordem cronológica da vida de Coco, se assemelham mais a uma biografia horizontal.
 
O filme tem fotografia e figurino muito bem cuidados, que apelam sempre para a sobriedade, que é característica marcante da obra de Coco. Durante toda a produção são constantes às referências ao preto e branco, que viria a ser marca registrada da grife Chanel. Outro ponto que é explorado no filme é o fascínio da estilista com o figurino masculino, no entanto, as implicações ideológicas e culturais de uma mulher nas décadas de 30 e 40 usar roupas masculinas é muito pouco explorado por Anne Fontaine.


Coco não foi a responsável simplesmente por liberar as mulheres francesas do torturante corselete, ela queria independência financeira e igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Coco lançou uma moda muito maior do que seus figurinos. Ela mostrou para as mulheres de sua época, que não havia nada de vergonhoso em trabalhar e ser independente. No entanto, nada disso foi explorado com propriedade no filme. Na verdade, tudo que se refere à personalidade de Coco fica na superficialidade, talvez por isso o filme não tenha agradado tanto aos amantes da moda, quanto aos do cinema.


O filme também foi muito criticado por ter omitido o envolvimento de Coco com um oficial nazista, no período em que a França esteve ocupada pelo exército alemão. Polêmicas a parte, esse fato contribuiu para retirar ainda mais a credibilidade da produção. O filme não encantou, não conseguiu trazer para as telas metade do deslumbramento que as criações de Coco Chanel causavam nas passarelas. A narrativa arrastada e a atuação nem sempre convicente de Audrey Tautou tornou o filme aborrecido e cansativo mesmo tento apenas 110 minutos de duração.

 

Ouça a crítica em podcast: 

Critica Coco antes de Chanel by Lorena Tárcia

 

Curiosidade:
 

Foram criados vários cartazes para o filme, porque o cartaz orignal apresentava a atriz Audrey Tautou fumando e foi censurado em alguns países.
 

A atriz Audrey Tautou é fisicamente muito parecida com a estilista Coco Chanel. 

Em 2009 foi lançado outro filme tendo como principal personagem a estilista Coco Chanel o filme: Coco Chanel & Igor Stravinsky. A obra foi dirigida por Jan Kounen e retrata uma parte da vida da estilista, depois de alcançar o reconhecimento internacional por seu talento. 

 

Ficha Técnica:

 

Título original: Coco avant Chanel

Gêneros: Biografia, Drama

Tempo: 110min

Ano: 2009

Direção: Anne Fontaine

Roteiro: Anne Fontaine e Edmonde Charles-Roux

Elenco: Audrey Tautou (Gabrielle 'Coco' Chanel)

Benoît Poelvoorde ( Étienne Balsan)

Alessandro Nivola (Arthur 'Boy' Capel)

Marie Gillain (Adrienne Chanel)

Emmanuelle Devos (Emilienne d'Alençon)

Régis Royer (Alec, le jockey)

Etienne Bartholomeus (Maître d'hôtel Balsan)

Yan Duffas (Maurice de Nexon)

Fabien Béhar (Patron boutique)

Roch Leibovici (Jean, le palefrenier)

Produtora: Warner Bros. Pictures

 

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Trailer:

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Tópico: Coco Chanel não encantou nos cinemas, como nas passarelas

Data: 03-11-2010

De: Lorena

Assunto: Correção

Viviane,

Ficou legal, mas tive que adivinhar de quem era. Faltou bigode, seu nome e revisão no texto.

Lorena