
Clube da Luta
Um dos filmes que teve a menor bilheteria da história de Hollywood, consegue dar a volta por cima como um grande sucesso na venda de DVDs e se torna um Cult para os entendidos de cinema.
Por Anderson Naupe - JRN7
Clube da Luta: a primeira regra do Clube da Luta é não falar sobre o Clube da Luta
Talvez os produtores de Clube da Luta não imaginassem que ele se enquadraria na onda de filmes Cult. O nome não corresponde a isso e leva o telespectador mais inocente a esperar por um filme de lutas ao estilo “Van Damme”, mas as lutas mesmo são apenas o pano de fundo para um tema bem mais interessante e complexo, nossa sociedade contemporânea de consumo.
O personagem principal (interpretado por Edward Norton) não tem seu nome citado durante o longa, tamanho seu descontentamento com a vida média que leva. Ele viaja os Estados Unidos avaliando possíveis recals nos automóveis de uma das maiores fabricantes automotivas do país. Possui um cargo mediano na indústria e resume seus desejos às compras de supérfluos como, roupas, móveis e artigos de decoração.
Tyler Durden (Brad Pitt), o personagem principal (sim, também) tem nome e sobrenome. É um anarquista que faz tudo o que lhe dá vontade e questiona a máquina social em que vive. Não se prende a nada e, para o trabalhador da indústria automotiva, possui tudo.
Os dois se conhecem em um vôo em que é apresentado a Tyler uma teoria interessante sobre a “descartabilidade” dos valores de nosso mundo atual. Após um fato inusitado na vida do personagem sem nome os dois se tornam amigos e a admiração do primeiro por Tyler Durden aumenta ao ponto de criarem um clube com grandes pretensões. Em meio a isso tudo, o personagem anônimo se envolve com Marla Singer (Helena Bonham Carter), que põe alguns planos de Tyler em cheque.
Ouça a crítica em podcast
O filme foi dirigido por David Fincher em 1999, baseado no romance homônimo publicado em 1996 por Chuck Palahniuk. Os executivos da 20th Century Fox, que produziram o longa não gostaram do filme e fizeram uma campanha publicitária visando reduzir o prejuízo da obra de Fincher. Talvez por isso ele tenha conseguido criticas tão polarizadas pela imprensa especializada. Entretanto Clube da Luta se tornou um sucesso de vendas de DVDs.
CURIOSIDADES:
- O personagem sem nome não se chama Jack. O nome é apenas uma referência do narrador ao modo de viver, e não ele próprio.
- A trilha sonora do longa foi inteiramente criada pela dupla Dust Brothers.
- O estudante de medicina Mateus da Costa Meira abriu fogo em um cinema de SP quando assistia ao filme, matando três pessoas.
FICHA TÉCNICA:
Título original:Fight Club
Gênero:Drama
Duração:2hr 20 min
Ano de lançamento: 1999
Estúdio: Fox 2000 Pictures / Regency Enterprises
Distribuidora: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: David Fincher
Roteiro: Jim Uhls, baseado em livro de Chuck Palahniuk
Produção: Ross Bell, Cean Chaffin e Art Linson
Música: The Dust Brothers
Fotografia: Jeff Cronenweth
Direção de arte: Chris Gorak
Figurino: Michael Kaplan
Edição: Jim Haygood
Efeitos especiais:Digital Domain
SAIBA MAIS:
LEIA TAMBÉM:
Critica do filme no Cinema em Cena
Artigo à respeito do filme sob o ponto de vista antropológico
Tags:
Tags
Questionário
Você se identifica com qual personagem do filme?
Tyler Durden (7)
Narrador (Jack) (8)
Marla Singer (5)
Total de votos: 20