
Cisne Negro: A Perfeição a qualquer custo
A história de uma bailarina que busca a consagração até as últimas consequências.
Por Tatianne Barcellos - JRM A
O filme Cisne negro, de Darren Aronofsky, apresenta uma história intensa de uma bailarina em busca do papel principal em uma releitura do espetáculo do balé clássico, “O lago dos cisnes”. O diretor não tenta ser amigável ou popular, apenas faz de tudo para ser ele mesmo, contar uma história e deixar seu espectador pensando nela por um tempo, após assistir ao filme.
A bailarina nina interpretada por Natalie Portman, é uma dançarina dedicada a dança e tem total apoio de sua mãe. Ela se vê de frente com a oportunidade de interpretar o papel principal no “Lago dos Cisnes”, escrita por Mark Heyman, Andres Heinz e John J. McLaughlin. O espetáculo consiste em um ballet dramático de quatro atos do compositor russo Tchaikovsky, que teve a estreia em 1877.
A personagem de Natalie Portman é talentosa, cheia de técnica e razão. Uma menina pobre e infantilizada, que decide participar da releitura do Lago dos cisnes, espetáculo que será produzido pelo diretor artístico da companhia, Thomas Leroy (Vincent Cassel). Nina desempenha bem o papel principal e doce do cisne branco, mas tem dificuldade em encontrar a sensualidade e agressividade para interpretar o cisne negro.
A história se passa sobre pressão, dando a sensação da grande necessidade de sermos perfeitos. O espectador irá acompanhar as dores e a busca da precisão de cada passo da dançarina. O filme se passa no decorrer da trajetória da protagonista em direção a essa nova pessoa que ela não desconfiava ser, mesmo que isso lhe custe a sanidade.
Em meio a mãe controladora, um diretor de ballet agressivo e sedutor, as pressões físicas e psicológicas da dança, a bailarina terá que trabalhar e lutar bastante para conseguir representar o cisne negro, já que ela possui todas características do cisne branco. Há ainda um elemento perturbador que entra em cena a rival Lily, (Mila kunis). A personagem de Mila Kunis possui as características emocionais para poder interpretar o cisne negro. Uma mulher sensual, cheia de emoções e com reações complexas e imediatas, todas as qualidades que o cisne negro exige.
O papel principal de rainha dos cisnes requer uma bailarina capaz de interpretar tanto o Cisne Branco com inocência e graça, quanto o Cisne Negro, que representa malícia e sensualidade. Nina se encaixa perfeitamente no papel do Cisne Branco, porém Lily é a própria personificação do Cisne Negro. As duas desenvolvem uma amizade conflituosa, repleta de rivalidade, e Nina começa a entrar em contato com seu lado mais sombrio, com uma inconsequência que ameaça destruí-la.
O espectador que costuma ver o ballet com toda a sua leveza e exuberância, ao acompanhar o filme terá situações diversas pela qual passam as pessoas que fazem parte de uma companhia de dança, na preparação de um grande espetáculo. Uma mistura de diversos sentimentos humanos: medo do fracasso, inveja, ciúme, vingança, desespero, carinho, tensão, êxtase. Os diversos sentimentos misturados ao suspense e delírios da atriz principal.
OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST:
CURIOSIDADES:
- Inicialmente, o diretor Darren Aronofsky planejava contar a história de Cisne Negro ao descrever dois mundos, um romance entre um lutador profissional e uma bailarina, mas percebeu que ter dois mundos tão diferentes em um mesmo filme poderia não dar certo.
- A trilha sonora é da autoria do compositor inglês Clint Mansell. Foi a quinta vez consecutiva que Mansell compôs para um filme dirigido por Darren Aronofsky. O músico e o diretor são amigos de longa data.
- Durante as gravações Natalie Portman teve a costela deslocada, além de bater a cabeça acidentalmente enquanto filmava uma cena. A atriz passou mal e precisou fazer uma ressonância magnética.
- Natalie Portman ganhou cinco premiações em 2011, como melhor atriz.
FICHA TÉCNICA:
Título original: Black Swan
Direção: Darren Aronofsky
Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder, Vincent Cassel, Barbara Hershey, Benjamin Millepied.
Produção: Protozoa Pictures e Phoenix Pictures
Roteiro: Mark Heyman, Andres Heinz, John J. McLaughlin e Andres Heinz
Trilha Sonora: Clint Mansell
Gênero: Drama / Suspense
Duração: 108 min.
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos.
Estreia: 04 de fevereiro de 2011.
Bilheteria no Brasil: 1.3283852 ingressos
SAIBA MAIS:
- Site oficial do diretor do filme
- Site especializado em cinema
- Site com biografia do compositor russo Tchaikovsky
LEIA TAMBÉM:
- Veja a crítica na revista Veja
Tags
Questionário
Qual sua opinião sobre a busca excessiva da perfeição na dança?
Total de votos: 23