Carros 2, a primeira história mal contada pela Pixar

19-04-2012 19:26

O que acontece quando a continuação de um filme deixa a primeira história de lado?

 

Por Samuel Santos - JRN7B
samuelslmartins@gmail.com  


Carros 2 é um longa americano, produzido pela Pixar, e distribuído pela Disney. A Pixar produziu entre outros Procurando Nemo e Toy Story, além de Carros 1, todos destacados pela imprensa especializada como ótimos filmes. Reconhecida por apresentar ao público animações com histórias envolventes e engraçadas, em Carros , a produtora deixou a desejar. A animação foi lançada em Junho de 2011, data próxima às férias escolares americanas, com o intuito de atrair o público infantil para assistir o filme nos cinemas. A história da sequência ao primeiro filme da franquia Carros.

A produção conta com o mesmo diretor da primeira história, John Lassester, que mudou o foco do segundo filme; se o primeiro foi voltado para o sonho da personagem Relâmpago Mcqueen de se tornar campeão no mundo da velocidade, a segunda produção aparece com um tom de ação, onde o foco principal é a sabotagem dos biocombustíveis para que a gasolina oriunda do petróleo continue sendo usada. 

 

Na história um magnata dono de uma rede de combustíveis, lança um campeonato mundial com os melhores carros do mundo, com a regra que todos têm de usar o biocombustível produzido por ele. Durante o lançamento espiões ingleses já estão investigando todo o processo por acharem toda aquela movimentação estranha. No decorrer do campeonato, vários carros apresentam problemas mecânicos e os críticos dizem que estes problemas são causados pelo uso do biocombustível. No fim os espiões desvendam o mistério dos defeitos nos carros e mostram o que realmente está por trás dessa história.

 

A voz da personagem principal Relâmpago McQueen continua sob o comando de Owen Wilson, ator, consagrado, por aparições em filmes de comédia. Na versão brasileira, Emerson Fittipaldi dubla um dos carros de corrida mais poderosos e respeitados do campeonato mundial, uma verdadeira ameaça para o protagonista do filme. No campo da transmissão esportiva, o locutor Luciano Do Valle dubla o espirituoso colega de profissão Brent Mustanburger e o comentarista José Trajano empresta sua voz para o ácido David Hobbscap, que não alivia os corredores com suas criticas mordazes. Claudia Leitte interpreta a carismática personagem brasileira, Carla Veloso.

 

O longa metragem concorreu ao Globo de Ouro de melhor filme de animação em 2012. No Brasil o filme alcançou bons números de bilheteria, sendo o oitavo filme mais assistido de 2011 com 3.263.382 bilhetes vendidos. Já nos Estados Unidos o filme arrecadou $190,462,898.

 

OUÇA A CRÍTICA EM PODCAST

 

CURIOSIDADES:

  • Primeiro filme produzido pela Pixar e dirigido por John Lasseter a não ter trilha de Randy Newman, conhecido pelo trabalho em Toy Story
     
  • Por respeito a Paul Newman, que faleceu em 2008, o personagem Doc Hudson, dublado por ele no primeiro filme, não foi incluído nesta história
     
  • Lasseter teve a ideia para a continuação quando estava promovendo o primeiro filme na Europa
     
  • Alguns pilotos foram chamados para dublar o filme de acordo com o idioma ou país de origem. Fernando Alonso no lançamento espanhol, Vitaly Petrov no russo, Memo Rojas no latinoamericano, Sebastian Vettel no alemão, Jacques Villeneuve no francês e Mark Winterbottom no lançamento australiano.
     
  • A placa do Finn McMissile é 314-FNMC. 314 faz referência ao aniversário de Michael Caine (o dublador do personagem no original): 14 de Março

 

 

FICHA TÉCNICA:


Diretor: John Lasseter, Brad Lewis
Elenco: Vozes originais de: Owen Wilson, Larry "The Cable Guy", Michael Caine, Emily Mortimer, Eddie Izzard, John Turturro, Brent Musburger, Joe Mantegna, Thomas Kretschmann, Peter Jacobson, Bonnie Hunt, Darrell Waltrip, Franco Nero, David Hobbs, Patrick Walker
Produção: Denise Ream
Roteiro: Ben Queen, John Lasseter, Brad Lewis, Dan Fogelman
Fotografia: - animação -
Trilha Sonora: Michael Giacchino
Duração: 106 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Disney
Estúdio: Pixar Animation Studios / Walt Disney Pictures
Classificação: Livre

 

SAIBA MAIS:

Site oficial do filme
Site sobre o diretor
Site oficial do produtor da trilha sonora

 

 

LEIA TAMBÉM:

Crítica do filme no UOL

Crítica do filme no G1

Crítica do filme no Adoro Cinema

 

Procurar no site

Tags

Questionário

Em qual aspecto Carros 2 deixou a desejar em relação ao primeiro filme?

Mudança de foco em relação a primeira história (7)
28%

Mudança da personagem principal (7)
28%

História pouco desenvolvida ao longo do filme (6)
24%

Todas as anteriores (5)
20%

Total de votos: 25

A galeria de fotos está vazia.

Tópico: Carros 2, a primeira história mal contada pela Pixar

Data: 01-05-2012

De: Lorena

Assunto: Correção

Samuel,

A edição ficou ok, mas faltou quebrar mais os parágrafos para facilitar a leitura em tela.

Também faltou na enquete uma alternativa menos direcionada, como "nenhuma das anteriores".

Abraço,

Lorena