Brincando com Pato Fu

11-06-2012 03:18

Banda mineira inova ao usar instrumentos de brinquedo em álbum de  músicas conhecidas do público brasileiro

 

Éber Vaz  - JRN7A

evcbh@ig.com.br

 

Fazer músicas para crianças sempre foi uma boa ideia, e atrai bons olhares tanto do mercado quanto do público em geral. Nada melhor do que conquistar os pais, usando o gosto dos filhos em trabalhos voltados para a família. Talvez partindo dessa ideia, a banda mineira Pato Fu decidiu lançar, no ano de 2010 o CD "Música de Brinquedo", onde os músicos propõem fazer uma releitura de canções já conhecidas, mas dessa vez utilizando apetrechos nada convencionais para a regravação de tais faixas, como instrumentos de brinquedo, além da utilização de crianças para seus "Back vocais".

 

No irreverente álbum formado por 12 faixas que nem de longe são inéditas é possível encontrar músicas já consagradas de grandes artistas, que vão desde a romântica "Love me Tender", de Elvis Presley, passando por Roberto Carlos com “Todos estão surdos” até chegar a “Twiggy Twiggy”, sucesso da própria banda gravado em japonês.

 

A preocupação com o resultado final começa na própria capa, que de cara mostra um tom menos formal proposto pelo álbum. Com o uso de várias cores e a ideia de uma “brincadeira", procura expressar a alegria das canções, tudo isso de uma forma bastante leve, o que veio a se tornar uma espécie de homenagem aos autores das musicas.

 

O título "Música de brinquedo" deixa no ar uma indagação sobre a verdadeira intenção do artista ao lançar o álbum. Em entrevistas concedidas à TV, a vocalista do grupo, Fernanda Takai comenta que a ideia do grupo não é fazer um produto voltado para as crianças, mas sim utilizar de recursos das mesmas para realizar a releitura de todas as faixas que foram lançadas dentro de outro contexto, marcando cada uma seu tempo e causando as impressões em cada publico específico.

 

Ouça a crítica em Podcast:

 

Uma das marcas registradas do grupo é a busca por um público específico, que nem de longe é o "povão". Há uma constante preocupação em casar letra e melodia, mas sem partir do senso comum. O trabalho pode até ser considerado mais "elitizado", quando tomamos por base trabalhos anteriores ou artistas que decidiram aventurar-se em álbuns semelhantes.

 

Toda essa variedade pode ser conferida no álbum que se tornou um DVD, gravado tempos depois e contou com a participação do Grupo Giramundo, responsável por um ar mais lúdico e irreverente para as canções. Variedade é uma das preocupações do grupo, que conseguiu unir Elvis Presley, Roberto Carlos e pianinhos infantis, formando assim uma miscelânea agradável de ser ouvida...

 

 

CURIOSIDADES:

 

- O CD vendeu 40 mil cópias e ganhou disco de ouro

- No mesmo ano, foi lançado um DVD com as musicas do CD.

- A ideia surgiu quando o produtor do grupo John Ulhoa  viu um álbum dos anos 1990 onde os personagens do Snoopy cantavam músicas dos Beatles acompanhados de instrumentos de brinquedo .

- No palco as crianças são substituídas por dois bonecos da Cia. Giramundo!

 

 

FICHA TÉCNICA: 


Título: Pato Fu - Música de Brinquedo Ao Vivo
Banda: Pato Fu
Estúdio: Microservice Gravadora
Data de lançamento: 21/09/2011
País de produção: Brasil
Classificação indicativa: Livre
Idiomas: Português

Faixas:

1. (Vai Chuva) Primavera
2. Sonífera Ilha
3. Rock And Roll Lullaby
4. Eu
5. Frevo Mulher
6. Ovelha Negra
7. Todos Estão Surdos
8. Simplicidade
9. Live And Let Die
10. Pelo Interfone
11. Twiggy Twiggy vs James Bond
12. Perdendo Dentes
13. My Girl
14. Ska
15. Sobre o Tempo
16. Love Me Tender
17. Made In Japan
18. Bohemian Rhapsody

 

LEIA TAMBÉM:

 

https://movethatjukebox.com/entrevista-john-ulhoa-pato-fu/

https://www.zunzunzum.com.br/portal/?p=713

https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/08/pato-fu-revela-seu-lado-crianca-no-novo-album-musica-de-brinquedo.html

 

SAIBA MAIS:

https://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_19/2010/08/04/ficha_musica/id_sessao=19&id_noticia=26912/ficha_musica.shtml

 

https://sombarato.net/node/1497

 

https://mandinhabhz.wordpress.com/2010/09/06/musicadebrinquedo/

A galeria de fotos está vazia.

Tópico: Brincando com Pato Fu

Não foram encontrados comentários.

Procurar no site

Tags

Questionário