Bolt - Supercão

27-10-2010 09:01

 

 


Filme de animação da Disney, “Bolt – Supercão” surpreende por roteiro original e inicia a volta da maior empresa de mídia e entretenimento do mundo à magnificência com o pé direito.

Renata Zacaroni Goulart - 7º Período de Jornalismo do UNI-BH.

rezacaronigoulart@gmail.com


Um super herói (ou quase isso) está perdido – não só em uma cidade totalmente desconhecida para ele, mas também, nos confrontos travados por ELE e com ELE MESMO na tentativa de distinguir (e de se adaptar) à vida real. Desde sempre, Bolt, o suposto “Supercão” acreditou (e mais que isso, foi levado a crer) que era muito mais do que um grande astro de TV, mas um verdadeiro super herói.


Bolt foi escolhido para ser o cãozinho da garota Penny quando filhotinho em um Pet Shop. Desde então, ambos desenvolveram uma relação intensa de afeto, cuidado e amor mutuamente. Até aí tudo normal e como manda o figurino. Mas depois de cinco anos, Bolt, o pastor branco, ganha uma nova responsabilidade – e que venhamos e convenhamos, não pode ser conferida a qualquer um: a de zelar pela vida de sua “humana” (como ele próprio diz). Acreditando que a garota veio a ser seqüestrada pelos capangas de um dos maiores vilões de todos os tempos, o Doutor Cálico, Bolt sai em uma busca incessante à procura de Penny. Pensando que foi modificado geneticamente e que assim, adquiriu super poderes, Bolt crê que poderá livrar sua dona de todo e qualquer mal. O que ele não sabe é que tudo não passa de ficção, e que toda essa sua aventura vivida dia após dia está delimitada pelas paredes de um estúdio e que não passam de gravações de episódios para um dos seriados de maior audiência de Hollywood. Um super-herói capaz de travar os piores vilões... Pelo menos até que o alarme que sinaliza o término das gravações toque.


O fofinho Supercão é a mais nova animação da Disney, e que embora tenha passado por diversas turbulências em sua criação e produção, se mantém em um alto patamar – o que tardou, mas chegou para os estúdios Walt Disney, já que este é o 47º filme longa-metragem de animação da empresa.


De início, essa superprodução seria chamada de “American Dog”, uma idéia de Chris Sanders (a mente brilhante por trás do sensacional e incomparável, Lilo & Stitch). Não correspondendo as expectativas (e um tanto quanto antiquado para a desenvoltura de algo que deveria marcar o retorno na Disney) Sanders foi afastado da criação assim que Jon Lasseter, o chefão da Pixar, reordenou a história e realizou o sucesso que hoje se concretiza. Uma bela parceria.


Embora não aparente ser muito atraente para aqueles que julgarem a origem da produção, “Bolt - Supercão” dá de 10 em muitas animações. Quebrando o tabu das cenas permanentemente fofas, o filme traz em si muita ação – e olha que isso se percebe logo de cara, pois a seqüência inicial é de tirar o fôlego. A diversão fica por conta dos figurantes, não menos importante que nenhum outro personagem. Os pombos que aparecem durante o decorrer da história são um show à parte e também, o tempero que faltava na trama. Os companheiros de estrada do Supercão em sua super aventura então, nem se fala. O hamster Rhino se garante no quesito “arrancar risadas”, com seu jeito lunático e por seu fanatismo pelo seriado de Bolt e conseqüentemente, a caixa mágica (que nada mais, nada menos é que a televisão). A gata Mittens não pode passar despercebida com todo aquele humor sarcástico. Seduz a qualquer um com seu andar quebrado de gata de rua e principalmente, com suas belas histórias de pelintra.


É claro que a carga dramática do longa é maior do que normalmente se vê em um animado – afinal, estamos falando de uma produção da Disney – mas isso não torna o filme pior que nenhum outro. Pelo contrário, é o que o torna atrativo por tudo padecer em equilíbrio e na medida certa. Acreditar que essa obra seria menos divertida e mais moralista é um mero engano. “Bolt - Supercão” se mostrou uma animação inteiramente contemporânea e quase tão competente – e por que não arriscar dizer, totalmente competente? – quanto aquelas produzidas pela Pixar.


Um filme que respeita e não subestima a inteligência de seu público – seja ele formado por crianças, jovens ou marmanjos de plantão. A produção é dublada com muita competência por um time de peso constituído por nomes como Mário Jorge Andrade (Bolt) – e que por sinal, sempre dublou os filmes que continham as interpretações de Jhon Travolta, que dubla Bolt em sua versão original -, a excelente humorista Maria Clara Gueiros (como a excelente gata Mittens) e Leandro Hassum, também referência no humor brasileiro (como o hamster Rhino).


Isso sem falar na modelagem dos personagens, na textura, iluminação… É tudo top de linha. Mais que apenas “convenientes”, Bolt – Supercão é altamente recomendado como uma animação de primeira categoria e para toda a família.

 

Ouça a crítica em Podcast:

Bolt Supercao by Lorena Tárcia

Curiosidades:

- É o 1º filme de animação da Disney concebido e produzido para o formato 3D. O Galinho e A Família do Futuro, lançados anteriormente neste formato pelo estúdio, foram convertidos para 3D após serem concluídos;

- Inicialmente seria Chloe Moretz quem daria voz a Penny em todo o longa-metragem. Após seu trabalho ser concluído é que Miley Cyrus foi contratada para o papel, cabendo a Moretz dublar a personagem apenas quando jovem;

- O personagem Rhino em sua bola de plástico foi baseado no hamster de estimação de John Lasseter, levado aos animadores durante o desenvolvimento do filme.

 

Ficha Técnica:

 

 

Título Original: Bolt

Gênero: Animação

Tempo de Duração: 96 minutos

Ano de Lançamento (EUA): 2008

Site Oficial: www.disney.com.br/cinema/Bolt

Estúdio: Walt Disney Pictures

Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures / Buena Vista International

Direção: Byron Howard e Chris Williams

Roteiro: Dan Fogelman e Chris Williams

Produção: Clark Spencer

Música: John Powell

Direção de Arte: Paul A. Felix

Edição: Tim Mertens

 

Elenco (Vozes)

John Travolta (Bolt)

Mário Jorge Andrade (Bolt - versão brasileira)

Miley Cyrus (Penny)

Chloe Moretz (Penny - jovem)

Susie Essman (Mittens)

Maria Clara Gueiros (Mittens - versão brasileira)

Mark Walton (Rhino)

Leandro Hassum (Rhino - versão brasileira)

Malcolm McDowell (Dr. Calico)

Nick Swardson (Blake)

J.P. Manoux (Tom)

Dan Fogelman (Billy)

Kari Wahlgren (Mindy)

Randy Savage (Thug)

Ronn Moss (Dr. Forrester)

Lino DiSalvo (Vinnie)

Todd Cummings (Joey)

Tim Mertens (Bobby)

Kelly Hoover (Ester)

Brian Stepanek (Martin)

Jeff Bennett (Lloyd)

Daran Norris (Louie)

John Di Maggio (Saul)

Grey DeLisle (Mãe de Penny)

James Lipton (Diretor)

Greg Germann (Agente)

Diedrich Bader (Gato veterano)

 

Saiba mais:

Site oficial do filme:

www.disney.com.br/cinema/Bolt/

Site do diretor Byron Howard:

www.imdb.com/name/nm0397174/

Site do diretor Chris Williams:

www.imdb.com/name/nm0930261/

 

Leia também:

Crítica do filme em Adoro Cinema:

www.adorocinema.com/filmes/bolt/

Crítica do filme em Uol Cinema:

cinema.uol.com.br/filmes/bolt-supercao-2008.jhtm

Miley Cyrus fala sobre sua participação em Bolt - Supercão:

dis-new.blogspot.com/2009/03/miley-cyrus-fala-de-bolt-em-entrevista.html

 

Tópico: Bolt - Supercão

Data: 03-11-2010

De: Lorena

Assunto: Correção

Renata,

Há vários erros na composição final da página e na inserção de links. A gravação ficou boa.

Lorena

Procurar no site

Tags