Bernardinho, sinônimo de vitória.

12-05-2011 08:30

 

É comum no Brasil jogadores se tornarem técnicos na modalidade em que foram atletas. Incomum, é alguém se tornar um profissional tão capacitado para exercer a função a ponto de conquistar maior parte dos campeonatos que disputa e mais, das partidas que joga. Com este perfil, só poderíamos estar falando de uma pessoa. Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, que no ultimo dia 4 de maio, completou 10 anos à frente da Seleção Brasileira Masculina de Volei.

 

Como jogador, Bernardinho conquistou três campeonatos Sul-Americanos, Ouro no Pan-Americano, Campeão do Mundialito, entre outros pódios. Agora, falar em Bernardinho treinador é colocar como sinônimo a palavra títulos. Ele começou sua carreira de treinador, como assistente técnico de Bebeto de Freitas nas Olimpíadas de Seul, na Coréia do Sul, em 1988. Depois disso, já em 1992 foi para a Itália e em 1994 iniciou uma trajetória de grande sucesso a frente da Seleção Brasileira Feminina de Volei.

 

Em seis anos, de 1994 a 2000, Bernardinho disputou 16 campeonatos vencendo 9 e permanecendo entre os 3 primeiros nos outros 7, incluindo uma medalha de bronze nas Olimpíadas de Sidney, Austrália. A partir destes números impressionantes, foi convidado então a dirigir a Seleção Brasileira Masculina.

 

Com os Homens, já são 10 anos de muitos berros e chingamentos mas que dão resultado. A cara de bravo, e palavras impublicáveis fazem parte da característica vencedora do treinador mais vitorioso do vôlei mundial. Durante todos esses anos são 35 campeonatos disputados, sendo 27 títulos. O cartel inclui uma medalha de ouro Olímpica, 8 ligas mundiais, 3 campeonatos mundiais, 5 sulamericanos e 1 Pan americano em 2007.

 

Com 77% de aproveitamento nos títulos que disputou com o time masculino, Bernardinho soma um, total de 313 vitórias e 36 derrotas em 349 jogos. Atualmente ele comanda a seleção que joga, o vôlei a ser batido. Hoje, o treinador divide seu tempo entre a seleção e o time do Unilever Volei, do Rio de Janeiro. Além de dar palestras e financiar uma escola de vôlei para difusão do esporte.

 

Bernardinho é um homem que ama aquilo que faz e acima disso, é alguém que promove da melhor maneira, o esporte para o qual trabalha. Um atleta que usa da mentalidade esportiva para vencer e mostra isto para seus atletas apartir do momento em que se posiciona junto a eles, em qualquer circunstância. Um treinador, que faz do seu dia a dia de treinos, o passo a passo para um caminho vitorioso.

Tópico: Bernardinho, sinônimo de vitória.

Não foram encontrados comentários.

Procurar no site

Tags