As redes da mobilização

27-04-2012 22:10

Cada vez mais as mobilizações sociais estão espalhadas pelas redes sociais, no intuito de transmitirem para a sociedade, tudo que gira em torno dos acontecimentos em geral

 

Por Cristiano Souto  

 

Durante várias e várias décadas, o mundo conviveu com inúmeras transformações políticas, sociais, tecnológicas, culturais e econômicas. Mudanças que foram favoráveis ou desfavoráveis à sociedade, dependendo do contexto, principalmente, geográfico.

 

Essas transformações fazem com que; grupos, povos, tribos, comunidades, etc, se reúnem, se organizem e se mobilizem, em busca de resultados, soluções, justiça, etc, prós ou contras.

 

São as chamadas manifestações populares, geradas pelas mobilizações sociais. A imprensa escrita, televisiva e radiofônica sempre acompanhou a maioria dessas mobilizações sociais, divulgando os acontecimentos proporcionados por essas manifestações.

 

Mas uma nova forma de divulgar, registrar e discutir todo tipo de mobilização social apareceu com o advento da internet. Esta poderosa ferramenta midiática inovou na cobertura jornalística das principais manifestações de cunho: político, estudantil, cultural, religioso e social.

 

Com o surgimento das redes sociais, oriundas da internet, a mídia tradicional teve que se reinventar e se modernizar para acompanhar os fatos, as notícias que vinham num curto espaço de tempo. As redes sociais criaram novas possibilidades. A criação de sites de relacionamentos, de compartilhamentos de vídeos, imagens e fotos, blogs de discussão, fez com que grupos políticos, estudantis, religiosos e outros, se organizassem melhor.

 

Assembleias, passeatas, marchas, passaram a ser divulgadas na internet, através das redes sociais. De simples sites de bate-papo, de relacionamentos, as redes sociais se transformaram em válvulas propursoras em movimentos sociais. Hoje vários grupos expoem suas ideologias, seus questionamentos em geral, na web. São realizados constantementes, inúmeros fóruns de debates, de dicussões, de vários temas diferentes, com o intuito de provocar na sociedade, um momento de reflexão.

 

O maior site de relacionamentos do mundo, atualmente, o Facebook tem um poder de mobilização social, descomunal. Para as mídias sociais, ele é imprescindível, pelo seu alcance. O site tem um importante papel na divulgação de notícias de utilidade pública, de denúncias de corrupção e muitos debates.

 

O microblog, Twitter mostra as opiniões dos internautas, aflora os debates e divulga mobilizações que acontecem no mundo inteiro. Mensagens são postadas a todo momento, protestos de toda forma são difundidas. Isto realça bem a democratização das informações, que essas mídias sociais trouxeram para a sociedade e principalmente para a imprensa, que soube utilizar bem esses artifícios. Cada vez mais, ferramentas como Facebook e Twitter, principalmente, são fundamentais para que a população possa exercer sua cidadania, cobrar transparência política, ética do poder público, cobrarem serviços, respeito, demonstrarem indignação, convocar movimentos sociais e protestar dignamente.  

 

SAIBA MAIS:

 

https://www.cibersociedad.net/textos/articulo.php?art=176

 

https://www.slideshare.net/gustavoclopes/o-papel-das-redes-sociais-como-ferramenta-de-mobilizao-poltica-da-sociedade-uma-anlise-da-primavera-rabe

 

https://www.assimumabrastemp.com.br/tag/mobilizacoes-sociais/     

 

Procurar no site

Tags