As mudanças não param

21-03-2011 21:30

Por Renata Machado 

 

A vida digital chegou para a população antes mesmo que ela pudesse se adaptar à modernidade. Foi incrementada no dia-a-dia através de um simples clique no mouse do computador, uma mensagem de texto enviada pelo celular, aquele recado no facebook ou no twitter do amigo ou até mesmo aquela TV digital que se tem em casa. São vários os meios, todos estão relacionados à nova era digital.

 

A dúvida é em acessar esses veículos, o que se quer, onde procurar, o que escolher e o que se espera de cada um. Sabe-se que eles surgiram para facilitar a vida das pessoas. Como antes, no passado não muito longe, as pessoas não tinham telefone celular, o que se tinha era algumas linhas telefônicas. E para conversar com alguém, era necessário ligar antes e pedir a telefonista para completar a chamada, se esperava um tempo, até mesmo algumas horas, para depois conseguir a tão sonhada ligação.

 

As operadoras de telefonia do país, tanto fixa como móvel, observaram que ao longo dos anos se tinha um crescimento muito grande na população, e que surgia uma demanda para expandir essas linhas para toda população. Por isso, começaram a criar planos para que todas as classes sociais tivessem em suas residências, o seu telefone fixo, aproximando ainda mais as pessoas.

 

No início, foi um grande sucesso, todo mundo queria ter a sua linha telefônica em casa, seria a realização de um sonho antigo. Pois, antes só tinham telefone em casa pessoas de classe alta, ricos e poderosos, a novidade se espalhava por todo país. Mas, como as novidades não param, logo surgem os primeiros telefones celulares, outra grande modernidade para a população, um telefone que você pode levar para qualquer lugar.

 

Como de costume, no inicio a situação é mais complicada, o preço do celular era muito alto, nem todos tinha condições de adquirir um aparelho desses, e não tinha cobertura para todos. Mas, como o passar dos anos e com novos investimentos, as empresas de telefonia ampliaram ainda mais o território de cobertura celular no país. Surgiram outras empresas, ampliando ainda mais a concorrência. Cada uma lutando muito para que todos tivessem seu celular, claro que, sempre pensando no lucro e aproveitando do grande desejo da população em possuir o aparelho.

 

Depois de muita luta, as pessoas conseguiram comprar os seus aparelhos. Mas, como a tecnologia não para, a cada dia surgem novos aparelhos, os primeiros mandavam mensagens e faziam ligações. Depois surgem outros, mais modernos, os últimos lançamentos no mercado, esses só faltam falar. Eles possuem acesso a internet, tanto para e-mail, como para sites e redes socias, além de possuir outras utilidades como gravar sons e vídeos e tirar fotos, e sendo necessário podem ser enviados também pelo celular os dados por e-mails.

 

É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, tudo se modificando, surgindo novas tecnologias, o grande avanço tecnológico e as inovações que estão por vir em um futuro muito próximo, quem sabe esse amanhã mesmo. Desde a telefonia fixa e movél que sofreu suas modificações, até mesmo a televisão, que já existe a nova TV digital.

 

O computador teve o seu espaço, antes ele ocupava um prédio, hoje se tornou um notebook e pode ser levado até na bolsa, e em alguns lugares já tem disponibilizado a internet Wi-Fi, que não precisa de cabo. Você está em uma praça de alimentação de um shopping e pode utilizar a internet sem pagar. As operadoras de telefonia disponibilizam para o cliente tecnologia 3G, que são moldens pequenos, do tamanho de um pen-drive que lhe dão total acesso a internet em qualquer lugar.

 

Imagine você em casa utilizando a internet para fazer alguma pesquisa, e de repente, o site é atualizado e chega a notícia de um terrenoto no Japão. Ainda nem saiu na televisão essa informação, mas você por estar no  veículo recebe essa informação em primeira mão. Além é claro do susto, você começa a ler todas as matérias que o site está disponibilizando, elas são atualizadas a cada minuto. Isso significa, que existem jornalistas trabalhando para que qualquer pessoa possa ter acesso a essa tragédia do outro lado do mundo.

 

Em breve, o mundo será tomando pelas novas tecnologias. As pessoas precisam correr para não ficar pra trás, bsucando informações e se autalizando sempre. Hoje é basicamente impossível viver sem tecnologia.

dê sua opinião

Data: 24-03-2011

De: Lorena

Assunto: Mídias Sociais e Jornalismo

Renata querida,

Não foi este o texto que solicitei. O tema é "Mídias Sociais e Jornalismo".

Por favor, refaça, levando em consideração o conteúdo dos textos e do vídeo que passei, além das crises recentes no Egito e no Japão.

Procurar no site

Tags