Alice no país das maravilhas

19-10-2010 16:06

 

Com apenas dois dias de estréia Alice no país das Maravilhas atingiu a marca de mais quase 900 mil expectadores no Brasil.

Thais Rezende (7° período de jornalismo – UNI-BH)

thaisorezende@yahoo.com.br

 

O filme Alice in Wordeland ou Alice no país das Maravilhas é um mix de bons atores, efeitos especiais, cenários e caracterização, bem desenhados e costurados com o enredo. O filme ao contrário do que se pode pensar, não é uma regravação do Livro de Lewis Carroll de 1865 e que teve diversas adaptações até chegar a mais conhecida pelo público mundial, dos estúdios Walt Disney de 1951. A história do filme sofreu alterações e pode-se dizer que é uma continuação da historia real, já que neste Alice (Mia Wasikowska) ao invés de ser aquela menininha de 7 anos de idade, hoje tem 19 anos. No enredo a personagem será pedida em casamento em público por um Lord inglês em uma festa da nobreza e ao se assustar com o pedido, Alice foge pelo jardim e avista um coelho e segue-o, aquele que ela seguiu quando pequena e volta para o País das Maravilhas. Chegando lá a moça é questionada pelos demais personagens sobre sua verdadeira identidade, e ao terem certeza disso a pedem ajuda para tirar o poder das mãos da rainha vermelha e devolvê-lo a rainha branca, assim o País das Maravilhas poderá ser o mesmo lugar feliz e alegre que sempre foi. A personagem Alice que é inspirada em uma menina que pediu ao escritor do livro para que retratasse uma história que ela ouviu, nunca foi retratada no cinema como realmente é. A trilha sonora é eclética e preenche corretamente as cenas, além de contar com cantores e bandas da atualidade com Avril Lavigne e Tókio Hotel., o que pode entrar em contradição por se tratar de uma história que se passa em uma outra época. O interesse do diretor Tim Burton, comparando com outros filmes dirigidos por ele, gira em torno de criar ambientes, cenários e personagens reais e a existência de vida e veracidade por parte dos atores fica a desejar, pois é uma encenação morta e cansativa. Os efeitos especiais são bem elaborados principalmente quando se tem acesso para assistir o filme em 3D, se pode ter uma maior sensação sobre esses, dentro da sala de cinema se pode imaginar estar em um mundo distante e diferente, e os efeitos casam com a história não ficando apenas aquela sensação de que estamos assistindo algo feito inteiramente no computador por programas específicos. Alice no país das maravilhas é um filme que deve ser visto pela sua excelência técnica e pela criatividade demonstrada, típica de Tim Burton.

 

ouça a crítica do filme:

 

 

CURIOSIDADES:

- Após várias datas marcadas e desmarcadas, o filme estreou no dia 23 de abril de 2010.

- É a quinta maior bilheteria do mundo, superando a receita de 1 bilhão e 300 milhões de dólares. - A trilha sonora instrumental do filme foi composta por Danny Elfman que já contribuiu diversas vezes com o diretor Tim Burton

- O filme arrecadou em todo o mundo mais de 1 bilhão até agora.

FICHA TÉCNICA:

Título: Alice in Wordeland Alice no país das Maravilhas 2010 EUA

duração: 108 minutos

diretor: Tim Burton

Atores: Mia Wasikowska , Johnny Depp , Helena Bonham Carter , Crispin Glover , Anne Hathaway

SAIBA MAIS: 

Curiosidades sobre o filme

Imagens e partes do filme

Comentários sobre o filme

LEIA TAMBÉM:

Crítica do site cinema em cena

Crítica do site cine players

Crítica do portal uol

Tópico: Alice no país das maravilhas

Data: 18-11-2010

De: Lorena

Assunto: Correção

Thaís,

Não era para repetir o texto da crítica na gravação. Há muitos erros na diagramação.

Lorena

Data: 19-10-2010

De: Thais Rezende

Assunto: Excelência de detalhes

Antes de ver o filme há quem imagine que seja uma regravação do clássico de Walt Disney, mas não, é outra história super interessante.

Procurar no site

Tags