Alerta aos acidentes de moto

28-10-2011 22:14

Número de vítimas fatais aumenta em todo o Brasil

 

Por Gustavo Pedersoli, Juliana Vallim e Sheile Almeida

 

A quantidade de acidentes fatais envolvendo motociclistas cresceu drasticamente nos últimos anos. Segundo dados oficiais, a mortalidade de condutores de motos aumentou mais de 500% entre 1998 e 2008, enquanto a frota de motocicletas cresceu 370%.

 

De acordo com o pesquisador Júlio Jacobo, responsável pelo Mapa da Violência, o risco de um motociclista morrer no trânsito, levando em conta as quilometragens percorridas, é 14 vezes maior que o de um ocupante de automóvel. Nas estatísticas de morte no trânsito de 1998 a 2008, os acidentes com motocicletas puxaram o aumento de 23,9% no número de óbitos. O crescimento é muito rápido, comparado a mortalidade causada por outros veículos.

 

Em 2002, de acordo com o anuário estatístico do Denatran, os motociclistas representavam 15% das vítimas fatais e 24% dos feridos, sem contar os passageiros de motos. As motocicletas representavam 27% dos veículos envolvidos em acidentes com vítimas.

 

Estatísticas estaduais

 

A situação varia muito dependendo do estado: o percentual de motociclistas nas vítimas fatais é 9% na Bahia, 26% no Ceará, 18% no Distrito Federal, 10% no Espírito Santo, 31% no Mato Grosso do Sul, 20% no Paraná, 33% no Piauí e 20% em Santa Catarina, com um total de mais de 1.200 mortos por ano nestes oito estados.


O percentual dos feridos é ainda maior: 18% na Bahia, 34% no Ceará, 25% no Distrito Federal, 10% no Espírito Santo, 47% no Mato Grosso do Sul, 34% no Paraná, 37% no Piauí e 34% em Santa Catarina, com um total aproximado de 40.000 feridos por ano nestes oito estados.

 

Um fenômeno nacional, devido ao crescimento muito rápido do número de motocicletas em relação aos outros veículos. Apesar das evidentes vantagens de custo (valor de compra, gastos de combustível por quilômetro rodado e/ou de manutenção), o seguro obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT), confirma o aumento dos acidentes com motos: em 2010, 60% das indenizações pagas foram para vítimas desta categoria de acidentes - o percentual mais alto dos últimos cinco anos.

 

SAIBA MAIS:

DNIT - Estatísticas de acidentes

Número de acidentes fatais com motos quase triplica

Ministro quer restringir venda de motos para diminuir acidentes

 

 


Visualizar Motos - Acidentes fatais em um mapa maior

Procurar no site

Tags